Eline Oliveira fala sobre projetos em benefício da sociedade

Willian Marinho

Maranhense de Pedreiras, mas radicada em Imperatriz há 43 anos, a professora universitária Eline Oliveira é pré-candidata a deputada federal pelo Movimento Democrático Brasileiro-MDB. Seu principal desafio,  representar as mulheres no Congresso Nacional não será tarefa fácil, em virtude dos vários interesses das mais diversas lideranças com os mais variados pensamentos. 
A professora Eline, ao aceitar o desafio em se lançar pré-candidata,  também pensa em apresentar projetos que venham a proporcionar aos jovens oportunidades para a profissionalização e também aumentar o respeito para com os idosos.
“A questão das mulheres que precisam  de mais luta para conquistar cada vez mais seu espaço na vida em todos os sentidos, seja profissional, acadêmica e na política, aliado a forma com a qual os nossos idosos são tratados e a falta de oportunidades para que os nossos jovens venham a garantir sua formação profissional, foram partes da minha decisão de se candidatar e me lancei a este desafio”, disse ela.
A educadora é licenciada em Geografia e mestra em Gestão Universitária. Durante 45 anos dedicou-se à educação junto à rede estadual  de ensino e à Universidade Estadual do Maranhão, onde exerceu as funções de Reitora, vice-reitora, pró-reitora de pós graduação e extensão, além de diretora do Campus Imperatriz. “Embora sabendo que é um grande desafio, aceitei com determinação, coragem e também humildade, o convite do meu partido para colocar-me à disposição como pré-candidata a deputada federal. Meu olhar agora vai ser encontrar uma forma de legislar, que possa aliviar e suprir as carências de leis que venham contribuir para a melhoria dos jovens com a qualificação”, disse ela.
Ao falar na preocupação com a qualificação dos jovens, Eline usa como argumento as ações que implementou  na gestão da UEMA, quando implementou  as ações do programa de capacitação de Docentes-Procad e Núcleo de Educação à Distância-NEAD, tendo ainda participado efetivamente na implantação do Programa de Qualificação de Docentes-PQD.
Ela também revela que não consegue entender como um professor fica numa sala de aula durante 8/10 horas para ganhar um pouco mais e com isso não tem tempo para acompanhar a evolução, pois não há tempo para que ele se recicle e com isso seus alunos estão muito à frente deles.
A experiência adquirida na gestão pública a capacita na busca de projetos sociais, da educação e respeito ao idoso. Eline Oliveira já ocupou diversos cargos na administração municipal de Imperatriz: Assessora de Planejamento da Secretaria da Educação, chefe da gabinete da prefeitura e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foram cargos que possibilitaram a implantar ações voltadas para a qualificação e que pretende levar para a Câmara dos Deputados. “Não quero ser uma parlamentar de leis que nada acrescentam, quero fazer leis que possam beneficiar a sociedade que está carente. Essa é minha expectativa e intenção”, ressaltou.
Eline Oliveira também foi coordenadora acadêmica, onde implantou o programa de Pós Graduação, coordenadora  do programa Universidade Integrada da Terceira Idade, junto aos Campi UEMA de Açailândia e Imperatriz. É por isso que defende leis mais rigorosas de respeito aos idosos pelas experiências adquiridas com estes cursos. “Precisamos respeitar os nossos idosos, muitos vivem sofrendo e abandonados à própria sorte, não só por parentes, como também pela própria sociedade”, enfatizou.
Ela é cidadã imperatrizense em título outorgado pela Câmara de Vereadores e também já recebeu a comenda Frei Manoel Procópio pela prefeitura, além de agraciada  com o Diploma de Honra ao Mérito Universitário e Medalha Gomes de Sousa, concedidos pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, também a medalha professor Zozias Almeida Silva, concedida pela Associação dos Professores da UEMA, Medalha de Honra concedida pela Câmara de Vereadores de São Luís, e também a medalha Brigadeiro Falcão, instituída pela Polícia Militar do Maranhão, entre outras distinções.
Eline chama a atenção dos professores no sentido de que eles analisem  os  que estão pleiteando cargos. “Analisem para ver se estas pessoas tenham não só por paixão, mas também o reconhecimento  da importância  dos profissionais da educação. Se conhecem os meandros da educação, pois é através desta que formamos todos os profissionais que  ganham pouco e para ganharem um pouco mais, precisam passar 8 horas na sala de aula, o que é desumano, não tendo tempo para uma qualificação profissional”, afirmou.
O lado social da pré-candidata vem desde os tempos em que exerceu a presidência do Rotary Club de Imperatriz, diretora do Ciclo de Estudos  da Educação da Vida em Imperatriz e Balsas e o apoio às mulheres com a defesa no sentido de que elas ocupem mais espaço na política e no dia a dia dos brasileiros, da coordenação do MDB Mulher de Imperatriz.
Ao finalizar a entrevista a O PROGRESSO, Eline Oliveira disse que “quero representar, e bem, o Maranhão e Imperatriz na Câmara dos Deputados. Com esta corajosa e determinada  iniciativa, ancorada em minha família e por vontade  dos apoiadores, espero, sobretudo, ter a grata satisfação de também contar com a efetiva participação de nosso segmento feminino, para que eu possa representar com dignidade, seriedade e transparência a mulher maranhense, junto ao Congresso Nacional”.