Às vésperas do aniversário de Imperatriz, o deputado Léo Cunha (PSC) faz um balanço da contribuição dada por ele para o desenvolvimento da cidade ao longo do seu mandato. O parlamentar destaca que a viabilização de obras para o município tem sido o foco principal de sua atuação na Assembleia Legislativa.
Nessa perspectiva, vários são os projetos indicados pelo deputado que já foram atendidos e ainda há outros pelos quais ele continua lutando para ver realizados.
Entre as propostas de Léo Cunha, que já são realidade, estão a conclusão da Avenida Pedro Neiva de Santana, a implantação do curso de Medicina, a construção do Hospital Regional, a compra da escada magirus, a implantação do sistema de videomonitoramento, a pavimentação asfáltica da via de acesso ao novo campus da UFMA, da Avenida Norte/Sul e da Rua 14, a construção de uma ponte sobre o Riacho Capivara, o recapeamento asfáltico da pista do kartódromo e a instalação da agência do Inmeq (Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial), inaugurada no último dia 06.
Muitas dessas solicitações foram feitas em 2008, quando Léo Cunha ainda era suplente e assumiu uma vaga na Assembleia por um curto espaço de tempo, mas que foi suficiente para mostrar seu carinho com a cidade de Imperatriz, que retribuiu ajudando a elegê-lo deputado em 2010.
"Sou filho dessa cidade e conhecedor das necessidades que possui, e ajudar na superação desses problemas foi o que me incentivou a disputar o mandato de deputado estadual", diz.
As maiores dificuldades enfrentadas pela população da Imperatriz estão centralizadas, principalmente, nas áreas de segurança pública e saúde. E foi justamente reconhecendo essas demandas que Léo Cunha propôs ao Estado duas das mais importantes obras que já estão garantidas: a construção do hospital regional, que desafogará os atendimentos do HMI, e a implantação do sistema de videomonitoramento, a fim de combater as altas taxas de criminalidade.
A construção do hospital já foi autorizada pela governadora Roseana Sarney em março deste ano e as câmeras de segurança já estão confirmadas pelo secretário de Segurança Pública, Aluísio Medes.
Outro grande problema está no trânsito da cidade, que é cada dia mais complicado devido, principalmente, ao aumento na frota de veículos. A situação fez com que o parlamentar elaborasse projetos importantes, como, por exemplo, a interligação da Rua Alagoas à Fortunato Bandeira, no trecho de aproximadamente 200 metros da Avenida Bernardo Sayão. A área localiza-se dentro da área do 50º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) e depende que o Exército faça a doação.
O deputado acredita que a ligação das ruas irá desafogar o trânsito, pois dará acesso aos bairros Juçara e Nova Imperatriz, como também à BR-010, servindo para facilitar o escoamento de veículos.
A construção de um novo cais, de um centro de abastecimento (CEASA), do mercado do peixe, de uma rotatória na Rua Dom Pedro II, de uma escola de ensino médio no bairro Cafeteira, de uma escola agrícola, de restaurante popular, a ampliação do quartel do Corpo de Bombeiros e a recuperação e ampliação da rede de esgotos, são outras solicitações importantes que fazem parte da luta do deputado.
"São propostas relevantes e por isso não desisto de nenhuma delas. Continuo buscando insistentemente junto ao governo a liberação de recursos para ver cada uma dessas obras realizada", afirma.
O deputado ressalta ainda que, sendo a segunda maior cidade do estado, Imperatriz necessita "de uma atenção voltada ao atendimento de suas demandas, pois a cidade cresce de forma acelerada e precisa que os investimentos acompanhem seu desenvolvimento".
Para o parlamentar, a cidade ainda tem muito a crescer, pois abriga hoje vários empreendimentos e indústrias de grande porte, atraindo diariamente muita gente à cidade em busca de emprego. Por isso, ele é um grande incentivador do movimento pró-Maranhão do Sul, pois acredita no potencial da região, em especial de Imperatriz, que, segundo ele, tem todos os requisitos para ser a capital desse novo estado.
Ao falar do aniversário da cidade, o deputado destaca que o maior presente que pode oferecer é continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do município, buscando melhorias à sua população.
"Ainda temos muito a fazer, mas estou consciente de que nesses dois anos e meio do meu mandato tenho cumprido o meu papel com Imperatriz e esse é o melhor presente que posso dar hoje à minha cidade", enfatiza.
Léo Cunha aproveita também para fazer uma homenagem à data, extensiva a todos os imperatrizenses.
"Na próxima terça-feira (16), nossa cidade completará 161 anos. Quero deixar registrados os meus parabéns ao povo desta cidade, a todos os cidadãos e cidadãs que contribuem diariamente, nas mais diversas funções, com o progresso e o desenvolvimento da majestosa Imperatriz e ratifico que continuarei lutando por todos os investimentos dos quais a cidade precisa", garante.