Representantes das secretarias de Educação de seis estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pernambuco) discutiram, nesta terça-feira (3), em Salvador – BA, ações para a realização de compras conjuntas de insumos e serviços para a Educação. Trata-se da 4ª Reunião Regional Nordeste da Câmara Técnica Permanente de Compras e Licitações do Consórcio Nordeste, que reúne os governadores em torno de ações em comum para a região e visa otimizar a aplicação de recurso público.
Representando a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, o chefe da Assessoria Jurídica, Thiago Rosado, destacou a importância do encontro para a efetivação do 1º Edital do Consórcio na área da educação. “Já estamos definindo o planejamento de ações e datas para a publicação do primeiro edital para a compra uniformizada de produtos educacionais com o intuito de tornar mais eficiente os gastos públicos e avançar ainda mais nos resultados educacionais”, explicou.
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da iniciativa. “Naturalmente que temos uma lista com diversas opções de equipamentos e sistemas de avaliação. O nosso foco é em torno de quatro produtos que possamos comprar conjuntamente, a exemplo de kit escolar, carteiras e ar-condicionado. Esta iniciativa vai envolver o corpo técnico dos nove estados, com profissionais qualificados que irão fortalecer a unidade da Educação no Nordeste”, afirmou.
Para o representante da Secretaria da Educação de Pernambuco, Anselmo Carvalho, a iniciativa otimizará os gastos públicos. “Os estados do Nordeste se uniram para realizar compras públicas uniformizadas e trazendo mais economia. Este é o nosso quarto encontro e tem sido muito proveitoso. O trabalho já avançou bastante e a expectativa agora é definir as últimas ações para, efetivamente, haver publicação do primeiro edital dessa compra uniformizada e, com isso, otimizar os gastos públicos e atingir melhores resultados na Educação”, comentou.
Comentários