São Luís - O Programa de Sustentabilidade e Inovações para o Maranhão (SIM), que será implementado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), por meio do Núcleo Estadual de Programas Especiais do Maranhão (NEPE), beneficiando 30 mil famílias maranhenses, foi o principal assunto discutido na reunião do Conselho de Gestão Estratégica de Políticas Públicas do Governo (Congep). O encontro aconteceu nessa sexta-feira (18), no Palácio Henrique de La Rocque.
Presidida pelo vice-governador Washington Luiz Oliveira, a reunião contou com a presença de secretários de Estado e de técnicos do NEPE, que apresentaram aos membros do Congep os detalhes e a atuação do Programa SIM no estado.
“A governadora Roseana determinou à Sedagro celeridade na elaboração do programa, que é de suma importância para o nosso estado pela inclusão produtiva e fortalecimento da agricultura familiar, trazendo o desenvolvimento que precisamos nessa área”, ressaltou o vice-governador.
Ao explicar detalhes do programa, o superintendente do Nepe, César Viana, disse que o SIM terá o foco na sustentabilidade ambiental, social e, sobretudo, econômica, para elevar a renda da agricultura familiar. “Com o programa, vamos possibilitar que essas famílias elevem suas rendas anuais que, atualmente é de R$ 8 mil, para R$ 30 mil até 2017”, explicou, acrescentando que o programa será financiado com recurso do Banco Mundial (BIRD) e do Tesouro Estadual.
Água
Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, destacou a instalação de 4.302 cisternas nos municípios de Cantanhede, Matões do Norte, Peritoró, Alto Alegre, São Mateus e Pirapemas, os primeiros a serem beneficiados pelo Programa de Universalização e Acesso à Água - Água para Todos. A ação integra o Plano Brasil sem Miséria do Governo Federal.
Gomes informou aos membros do Congep que parte do programa será executada nos municípios pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e que outras 67 cidades serão beneficiadas por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social - serão executadas até março de 2013.
Ainda na reunião do Congep foi apresentado um relatório da visita de intercâmbio do Maranhão ao estado da Bahia no mês de outubro, para conhecimento da experiência de territorialização como Unidade de Planejamento. A comitiva maranhense, liderada pelo vice-governador Washington Luiz e secretários de Estado, conheceu naquele estado a experiência do território do Sisal, um dos 27 existentes na Bahia.
Comentários