Teve início no dia 25 de setembro a entrega da terceira remessa da merenda escolar para as comunidades indígenas de todo o Maranhão. O serviço está sendo realizado, agora, de forma descentralizada e os itens alimentícios são comprados no comércio da região.
A compra dos alimentos é monitorada e acompanhada por técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por um cacique da aldeia, um professor e dois representantes do Conselho Indigenista, que verificam o preço, a qualidade e validade dos produtos que serão consumidos pela população indígena.
Devido à regularidade na entrega e o acompanhamento que os técnicos da Seduc está realizando nas aldeias, um grupo de 25 lideranças indígenas, dentre eles 15 caciques Guajajara, estiveram na Seduc, dia 23, para agradecer ao secretário João Bernardo Bringel, pelas melhorias realizadas no setor da educação indígena do Maranhão.
Além da qualidade, regularização e fiscalização no recebimento da merenda escolar também foram renovados pela Seduc os contratos dos professores indígenas e o transporte escolar.
Para o cacique Guajajara, José Aldeí Pompeu, da Aldeia de Cachoeira em Barra do Corda, a comunidade indígena esta satisfeita com a nova maneira que a Seduc encontrou de facilitar a aquisição da alimentação dos índios. “A comunidade está satisfeita com o trabalho responsável que a secretaria vem realizando principalmente, porque eles acompanham o repasse, a escolha e a compra dos alimentos, que estão com excelente qualidade”, disse o cacique. (Roci Dourado)
Publicado em Política na Edição Nº 14217
Comentários