Durante toda a tarde desta terça-feira (5) o Comitê da REPAM - Rede Episcopal Pan-Amazônica esteve reunido na Diocese de Imperatriz para tratar das questões sociais e ambientais, dentro do que preceitua o Sínodo da Amazônia.
O encontro foi coordenado pelo padre Dario Bossi, membro da coordenação nacional da Rede Episcopal Pan-Amazônica - Brasil. Na ocasião foi feita ampla avaliação da atuação do órgão, no ano passado, bem como traçou estratégias de ação para o ano 2019.
Presentes ao encontro, além de Dario Bossi, os padres Ednaldo Rodrigues Pereira e Massimo Karunao; a irmã Virgínia Pitangy, as militantes do movimento social Margarida Chaves e Conceição Silveira e o ambientalista Domingos Cezar Ribeiro.
Oração pelo Sínodo
Um momento de reflexão foi quando os membros do Comitê ouviram um canto de lamentação ao povo de Brumadinho e quando leram em conjunto a "Oração pelo Sínodo para a Amazônia".
"Deus Pai, Filho e Espírito Santo, iluminai com vossa graça a Igreja que está na Amazônia. Ajudai a nos preparar com alegria, fé e esperança o Sínodo Pan-Amazônico - Amazônia: novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral.
Abri nossos olhos e nossa mente e coração para acolhermos o que vosso Espírito diz à Igreja na Amazônia. Suscitai discípulas e discípulos missionários, que, pela palavra e o testemunho de vida, anunciem o Evangelho aos povos da Amazônia e assumam a defesa da terra, das florestas, e dos rios da região, contra a destruição, poluição e morte.
Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia, intercedei por nós, para que nunca nos faltem coragem e paixão, lado a lado com vosso filho Jesus. Amém!". (Assessoria)
Comentários