A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quarta-feira (24), uma reunião com os representantes da comissão dos delegados e da Perícia Oficial da Polícia Civil do Maranhão, ambos do concurso público de 2018, formados e não nomeados pelo Governo do Estado.
O presidente da Comissão, deputado Rildo Amaral (Solidariedade), disse que há a necessidade de melhor ampliação da Polícia Civil que, segundo ele, ao longo dos anos, vem se defasando em relação a outras instituições. "Hoje, a carência de delegados chega a praticamente 28% do quadro que rege a lei estadual. Alguns municípios importantes, como Buriticupu, Santa Luzia do Paruá e Imperatriz, por exemplo, possuem uma carência muito grande de delegados", disse Rildo Amaral.
Na reunião desta quarta-feira (24), a comissão solicitou ao Governo do Estado a convocação imediata do Cadastro de Reserva da Polícia Civil e da Perícia Oficial. "Com a ampliação dessas categorias, com certeza a elucidação de crimes, principalmente os violentos, será muito mais rápida. Vamos notificar a Secretaria de Segurança Púbica para que passe o cronograma dizendo quando os aprovados serão chamados", enfatizou o deputado. Ao todo, são 3 mil soldados formados e não nomeados e 160 delegados que também foram aprovados no concurso de 2018.
Comentários