Muito verde e amarelo, sinal de positivo com o polegar e uma música em ritmo sertanejo que fala de esperança, emancipação e família. Com as digitais do marqueteiro baiano Duda Mendonça, deputados estaduais e federais que defendem a criação dos Estados de Carajás e do Tapajós, apresentaram anteontem as primeiras peças da campanha pela emancipação das duas regiões. As frentes vão trabalhar em conjunto e o responsável pela estratégia de comunicação que levou Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto, será o responsável pela criação das peças. Duda Mendonça disse que não cobrará pelos serviços.
Ao longo de todo o evento, em Belém, os separatistas evitaram os termos divisão e separação. Um dos trechos do jingle que tem letra do próprio Duda Mendonça fala em “um só coração” e em crescer com “um ajudando o outro”. Não por acaso, o mote da campanha será “diga sim aos três Estados, diga sim a essa união”.
O alvo preferencial das mensagens são os eleitores da área que, em caso de divisão, será o Pará remanescente. É nessa região com maioria absoluta da população, que a medida encontra maior resistência.
Além das peças publicitárias, os separatistas apresentaram um estudo coordenado pelo economista Célio Costa. O trabalho não só aposta na viabilidade dos novos Estados, como apresenta dados para convencer de que a separação levará resultados positivos para área remanescente. “O que estamos propondo é desconcentrar a economia do país e a demografia”, disse Costa durante apresentação feita aos jornalistas.
O economista fez comparações entre o Pará e os Estados do Mato Grosso e Goiás que também passaram por processo de separação para dar lugar ao Mato Grosso do Sul e Tocantins, respectivamente.

ELEIÇÃO - No dia 11 de dezembro, os paraenses deverão ir às urnas dizer se desejam a divisão do Pará para criação dos Estados do Tapajós e de Carajás. A formação das frentes está prevista na resolução do Tribunal Superior Eleitoral que regulamenta a o plebiscito. Elas ficarão responsáveis pela arrecadação de recursos e pela coordenação das campanhas. Sete dos 17 deputados federais do Pará e 18 dos 41 estaduais, já estão engajados nas duas frentes que trabalharão pela separação. A campanha começa oficialmente no dia 13 de setembro e, a partir de 11 de novembro, as frentes terão espaço para divulgar as propostas em horário eleitoral gratuito no rádio e TV.
O prazo para registro das frentes termina no dia 2 de setembro. Como ainda há dúvidas sobre detalhes da campanha, será realizada uma audiência pública no próximo dia 5 na sede do Tribunal Regional Eleitoral em Brasília.

LANÇAMENTO - Após o lançamento em Belém, os deputados e o marqueteiro Duda Mendonça seguiram para Santarém, cotada para ser capital do Estado do Tapajós onde houve um evento à tarde. À noite, o lançamento foi em Marabá, apontada como provável capital do Estado de Carajás. (Diário do Pará)