Deflagrada em todo o Brasil, a campanha da catarata do Governo Federal visa a ajudar as pessoas mais carentes e que tenham idade superior a 50 anos a oportunidade de voltar a enxergar normalmente e a viver com mais alegria.
De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, mais de vinte milhões de pessoas acima dos 40 anos sofrem de catarata e 90% da população adulta serão portadores da doença depois dos 70.
No Brasil, sabe-se que pelo menos metade dos idosos sofre da doença, em que a lente do cristalino vai ficando opaca e esbranquiçada, diminuindo a visão da pessoa.
A campanha é destinada somente para as cidades e não se estende até os povoados e isso, às vezes, impossibilita a muitos dos idosos a oportunidade de corrigir o problema pela distância que os separa do interior do município ao centro.
Por essa razão, o Dr. Enoque Cavalcante (PP), com o apoio do deputado estadual Pádua, através do Centro de Olhos de Imperatriz, teve a iniciativa de levar a campanha até os povoados do município de João Lisboa, com todas as despesas de locomoção e alimentação custeadas por ele.
O Mutirão da Catarata, realizado nos dias 19 e 20 deste de mês, começou pelos povoados Capemba D’Água, Mussambê, Assentamento São Benedito e Vila Tibúcio.
Mais de 60 pessoas foram examinadas e apenas em 17 delas foram detectadas a catarata. As demais terão que fazer exames de rotina com o médico oculista.
Nos povoados Bom Lugar e Centro dos Carlos, o mutirão da catarata examinou mais de 40 idosos. Todo o serviço foi feito por um técnico auxiliar de Oftalmologia do Centro de Olhos de Imperatriz e acompanhado de perto pelo Dr. Enoque e os voluntários.
Das 40 pessoas que passaram pela triagem, 14 apresentaram a catarata e as outras, a maioria delas, estão com pterígio (uma carne que cresce em direção à retina), que também causa cegueira se não cuidar a tempo.
De todos os idosos examinados, o caso mais grave é o de dona Raimunda Maria de Jesus, de 79 anos, que está com 90% da visão comprometida pela catarata.
De acordo com ela (Dona Maria), há dois anos, um médico que a examinou a aconselhou a procurar um especialista para saber a gravidade do problema, mas a paciente não ligou e agora corre o risco de perder a visão.
Nesta semana, o mutirão da catarata, idealizado pelo Dr. Enoque (PP) e pelo deputado Pádua, estará nos bairros da sede do município para examinar centenas de pessoas com idade acima dos 50 anos.
Após a realização do mutirão, todas as pessoas que estão com catarata passarão por uma série de exames e depois serão operadas no Centro de Olhos de Imperatriz. Todas as despesas serão pagas pelo governo federal.
“Fico feliz em poder ajudar os nossos idosos e ao mesmo tempo poder proporcionar novamente a eles o bem-estar da visão. Isso não é uma obrigação nossa, mas um dever de todos nós cidadãos fazer a nossa parte”, disse Dr. Enoque.
Para Dona Josefa dos Santos, moradora de Bom Lugar, essa é uma grande oportunidade que o Dr. Enoque e o deputado Pádua estão proporcionando a todos os idosos e que iniciativas como estas são realmente gratificantes.
“Estou muito feliz, pois sei que agora poderei realizar a cirurgia e voltar a ter o prazer de ler e de me locomover com mais tranquilidade. Jamais teria condições de pagar a cirurgia que custa hoje mais de dois mil Reais”, concluiu. (Assessoria)