Secretário Simplício Araújo em reunião que confirmou instalação da fábrica de calçados
Produtos foram apresentados durante a reunião realizada com representantes do Governo do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), confirmou, na última quinta-feira (1º), a instalação da Tucson Boots, empresa paulista especializada em botas e calçados infantis fabricados em couro. A instalação da fábrica no Maranhão representa mais uma etapa do adensamento produtivo na cadeia da carne e couro promovido pela gestão estadual.

Com início das operações em janeiro de 2017, a Tucson Boots escolheu a cidade de Ribeirãozinho, um dos maiores polos coureiros do estado, para se instalar. Com capacidade de produção de 400 pares de calçados por dia, a empresa vai gerar 120 empregos diretos, inicialmente, e poderá receber incentivos fiscais do programa Mais Empresas, após análise da carta consulta que será protocolada em breve na Seinc.
Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, afirmou que a chegada da Tucson reafirma o compromisso do Governo com o setor coureiro do estado e destaca que a região de Ribeirãozinho, que estava adormecida há mais de 30 anos, começa a receber a atenção necessária para continuar crescendo e se destacando.
“Durante muitos anos a região ficou esquecida pelos governos e pelos setores estratégicos. Quando o governador Flávio Dino assumiu, nos deu a missão de resgatar a história do couro no Maranhão. Nossa equipe percorreu e percorre sistematicamente diversas regiões do estado, mapeando e fomentando a cadeia produtiva da carne e couro”, afirmou o secretário.
Segundo Simplício Araújo, os resultados dos incentivos realizados pelo Governo do Estado estão surgindo. Como exemplo, o secretário citou o recorde histórico na exportação de couro em julho, onde o Maranhão superou todos os estados e foi o único a ter saldo positivo de mais de 90% nas exportações. A instalação da fábrica de sapatos Tucson vai movimentar ainda mais a economia da região, gerando emprego e renda.
Rinaldo Ferreto, proprietário da Tucson Boots, afirmou que o desejo da empresa é se instalar o mais rápido possível. Segundo ele, um dos maiores desafios é qualificar a mão de obra local, o que será feito por meio do Iema Couros, inaugurado em julho pelo governador Flávio Dino, na cidade de Ribeirãozinho.
“Temos a certeza de que a parceria entre a Tucson Boots, Governo do Maranhão e Sindicouros irá gerar emprego e renda para a população, elevando ainda mais a qualidade dos artigos produzidos no estado”, destacou Ferreto.