O vice-governador Washington Luiz Oliveira participou nesta segunda-feira (25), representando a governadora Roseana Sarney, de encontro com a presidente Dilma Rousseff, que reuniu chefes de Executivos dos demais estados nordestinos. A reunião ocorreu em Arapiraca, Alagoas, onde o Governo Federal lançou o Plano Brasil sem Miséria - Nordeste.
Washington Luiz e os demais chefes do Executivo do Nordeste assinaram Termo de Compromisso, juntamente com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que integrou a comitiva da presidente Dilma Rousseff, para a implementação do Brasil sem Miséria na região.
O Plano enfoca a erradicação da pobreza e a marginalização, visando reduzir as desigualdades sociais, tendo por base as seguintes diretrizes: transferência de renda, inclusão produtiva urbana e rural e acesso aos serviços de saúde, educação e assistência social. O Plano prevê a retirada de 9,6 milhões de nordestinos da extrema pobreza.
O vice-governador ressaltou que o Plano Estadual segue essas mesmas diretrizes. Dentro dessa proposta, Washington Luiz elencou ações já desenvolvidas, como projetos de regularização fundiária, investimentos nas áreas quilombolas e o programa de qualificação de mão de obra Maranhão Profissional, que objetiva capacitar 400 mil maranhenses para ocupar vagas de trabalho nos empreendimentos que estão sendo instalados no estado.
“O Governo do Maranhão reconhece como prioridade o enfrentamento da pobreza para o desenvolvimento do estado”, assinalou Washington Luiz, que estava acompanhado dos secretários Francisco Gomes (Desenvolvimento Social), Conceição Andrade (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Tenente-coronel José de Ribamar Vieira (Gabinete Militar) e Carla Georgina (adjunta de Comunicação Social).
O vice-governador também acompanhou a presidente Dilma Rousseff em visita ao polo Industrial da Mandioca, conhecido como Fecularia, no Sítio Bálsamo, em Arapiraca. No local, conheceram o processo de embalagem da farinha de mandioca produzida por pequenos agricultores do estado. Este é o primeiro projeto do Programa Brasil sem Miséria.
AÇÕES - Como parte das ações do Plano Brasil sem Miséria – Nordeste, a presidente Dilma Rousseff lançou o programa Água para Todos, cujo objetivo é levar água às famílias extremamente pobres que vivem em áreas rurais no semiárido. Com investimentos que somam R$ 756 milhões, o Governo Federal inicia este ano a construção de 367 mil cisternas, das quais 140 mil já estão contratadas.
O número é quase metade da meta do Brasil sem Miséria, de construir 750 mil cisternas para consumo humano até 2014. Para a produção de alimentos e criação de animais estão previstas outras 600 mil cisternas até o final de 2014. A coordenação do Programa ficará a cargo do Ministério da Integração Nacional.
O Plano prevê ainda como prioridade para a região, a construção de 638 Unidades Básicas de Saúde em 446 municípios. Também serão ofertadas quase dois milhões de consultas oftalmológicas e mais de 800 mil óculos para estudantes. Outra medida é a instalação de 45 centros de especialidades odontológicas e 91 unidades móveis odontológicas, que vão garantir o fornecimento de 476 mil próteses dentárias. Os investimentos somam cerca de R$ 700 milhões.
Dilma Rousseff afirmou em seu discurso que o Governo Federal está com foco prioritário na inclusão da população nordestina em programas de desenvolvimento para tirar a população da faixa de extrema pobreza e levá-la a uma condição de vida digna. “Desde 2003 a pobreza extrema no Brasil reduziu de forma sistemática. Do início deste ano até maio de 2011, tivemos uma elevação da classe média de 39,9 milhões de pessoas, o equivalente a uma Argentina inteira”, comparou a presidente.
Publicado em Política na Edição Nº 14160
Comentários