Curionópolis-PA – A Colossus Mineração Ltda. esteve presente em audiência pública promovida ontem, às 14 horas, em Brasília (DF), pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, com o objetivo de explicar os termos do acordo firmado entre a empresa e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) para o desenvolvimento da mina de Serra Pelada, no Estado do Pará.
O advogado da empresa, Daniel Vilas Boas, representou a Colossus e expôs os termos previstos no contrato e a divisão nos lucros, principal tema da audiência. “A redução da participação societária está prevista na proposta inicial, em 2007. No contrato diz que isso aconteceria caso uma das partes não pudesse aportar recursos no projeto a partir do valor de R$ 6 milhões”, explicou Vilas Boas.
“As partes assinaram um Termo de Compromisso no Ministério de Minas e Energia, pelo qual os percentuais de participação foram reconhecidos e definidos em 75% para a Colossus e 25% para a Coomigasp, sem possibilidade de redução, ainda que fossem necessários mais investimentos, que passariam a ser feitos somente pela Colossus”, disse Vilas Boas.
A reunião e a assinatura do Termo de Compromisso ocorreram em 2010, em Brasília. O aditivo foi colocado em votação e aprovado em assembleia. Após a formalização, a Portaria de Lavra foi outorgada.
A Colossus Mineração Ltda. é uma empresa legitimamente estabelecida no território brasileiro e tem firme entendimento do momento de estado de direito que nosso país vive e, com base nisto, ela vai sempre procurar defender os seus direitos. Possui um profundo respeito pelas entidades e autoridades nacionais e da região onde está estabelecida e tem consciência de que está contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável. Sua ação tem sido norteada para a construção de relações de respeito recíproco com todas as partes interessadas no projeto Serra Pelada. Somente assim, e com base em fatos de dados verdadeiros, os problemas e as oportunidades naturais em um ambiente de negócio podem ser tratados.
Projeto Serra Pelada
O projeto localizado no distrito de Serra Pelada, em Curionópolis (PA), é desenvolvido pela Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), companhia criada a partir da união entre a Colossus Mineração Ltda., empresa brasileira da Colossus Minerals Inc. e a Coomigasp. O início das operações está previsto para 2013, antes mesmo do prazo de quatro anos, internacionalmente aceito para implantação de uma mina deste porte.
Sobre a SPCDM
A Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) é resultado da sociedade entre a Colossus Mineração Ltda., empresa brasileira do grupo canadense Colossus Minerals Inc., e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). Atualmente em fase de desenvolvimento, a SPCDM avança em seu objetivo de tornar-se a próxima produtora de metais preciosos no Brasil. Para isso, é liderada por executivos com sólida experiência e carreiras de sucesso nas áreas de gestão de negócios, geologia, engenharia e desenvolvimento de minas. (Assessoria)
Comentários