O desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, declarou oficialmente abertos os trabalhos do XXXIV Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral na noite dessa quinta-feira, 22 de agosto. Os corregedores estarão reunidos no hotel Luzeiros, onde irão discutir por 2 dias propostas de melhorias no processo eleitoral do ano que vem.
“O evento que temos a alegria de abrir tem em sua pauta problemas enfrentados individualmente por cada uma das Corregedorias, inclusive a do Tribunal Superior Eleitoral. Aqui, elas terão a oportunidade de serem amplamente discutidas, oportunizando troca de experiências e apontamento de soluções uniformes, objetivando, sempre, o aprimoramento da Justiça Eleitoral brasileira”, discursou Froz Sobrinho.
Froz Sobrinho ainda fez um agradecimento especial. “Os servidores envolvidos na realização deste encontro não mediram esforços para recepcionar bem os visitantes e mostrar-lhes cordialidade, respeito e eficiência”, observou.
Antonio Carlos Mathias Coltro, desembargador-presidente do Colégio, enalteceu as riquezas do Maranhão e desejou êxito na condução dos trabalhos.
Prestigiaram a abertura os desembargadores Cleonice Freire (representando o presidente do TJMA), Lourival Serejo, Vicente de Paula e Anildes Cruz; o secretário municipal Rodrigo Maia (Meio Ambiente – representando o prefeito de São Luís); o deputado estadual Arnaldo Melo (presidente da Assembleia Legislativa); membros da Corte Eleitoral, juízes eleitorais da capital, presidentes de Associações de classe, vereadores, representantes das Corregedorias e a imprensa.
Edições do Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais acontecem desde o ano de 2000, com vistas a discutir temas de relevância para esta justiça especializada, bem como a busca de uniformização de procedimentos relacionados às suas atividades institucionais. É a quarta vez que ele é realizado em São Luís.
O encontro anterior aconteceu em abril, na cidade de Rio Quente (GO). Ao final desta 34ª edição, os corregedores escolhem o local do próximo evento. Para 2013, há mais um a ser realizado.
Pauta de discussão - Rotinas cartorárias, biometria, inscrições eleitorais, reforma política (financiamento de campanha e sistemas eleitorais), voto em trânsito, entre outros temas.
Em relação ao voto em trânsito, proposta da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão pretende garantir ao preso provisório o direito do “voto em trânsito” nas Eleições 2014.