Com menos de dois meses de implantação, a 8ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), já possui recursos no valor de R$ 127 milhões para investir no Estado do Maranhão. As ações da companhia federal foram apresentadas pelo superintendente estadual, João Batista Martins, durante sessão especial na Assembleia Legislativa do Maranhão, que contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo; do presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, Carlinhos Florêncio, além de outros deputados estaduais e prefeitos eleitos de municípios maranhenses.
Cláudio Azevedo ressaltou a importância da instalação da Codevasf no Maranhão, inaugurada no dia 24 de setembro pela governadora Roseana Sarney e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. “A implantação da Codevasf é uma realidade no Maranhão, graças à articulação da governadora e do presidente José Sarney. A Codevasf vislumbra no estado uma série de obras que só são possíveis com a instalação desta 8ª superintendência”, afirmou Cláudio Azevedo.
João Batista Martins fez uma apresentação das ações do órgão federal, que atua em três áreas: irrigação, revitalização e infraestrutura. “Um dos principais projetos que deve ser implantado pela Codevasf é a construção dos Diques da Baixada Maranhense. Também estão previstas a pavimentação de ruas, abastecimento de água, estradas, barragens, açudes, pontes e mercados, instalação de 300 kits de irrigação e distribuição de 6 mil colmeias, além de outras ações”, informou João Martins.
Atualmente, um dos programas mais importantes que a Codevasf está desenvolvendo no Maranhão é o Água para Todos, implantado em parceria com a Sagrima. “Até o momento, estão previstas a instalação de aproximadamente 25 mil cisternas e 100 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água nos municípios maranhenses”, explicou o secretário, Cláudio Azevedo.  “Ao todo, 1.300 cisternas já foram implantadas este ano”, acrescentou.