O secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto, participou nessa segunda-feira (25) da mesa de abertura da I Semana Acadêmica de Engenharia e Tecnologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) sobre o tema "Engenharia: fator de desenvolvimento de um país".

Mediada pelo vice-reitor da universidade estadual, Valter Canales, a abertura da semana foi feita com a palestra sobre "Problemas na Infraestrutura de São Luís: causas e soluções", debatida por representantes das esferas federais (Denit), estaduais (Sinfra/estado) e municipais (Sinfra/município).
Iniciando a apresentação, o secretário Clayton Noleto parabenizou a iniciativa do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da universidade. "Eventos dessa natureza que propiciam o intercâmbio entre a teoria e a prática são importantes na formação dos cientistas e profissionais que vão atuar no campo".
    Durante a exposição, o secretário de Estado da Infraestrutura levou aos estudantes pequenos vídeos de obras que estão sendo realizadas na capital, entre elas a ponte Central/Bequimão sobre o rio Pericumã, o Pac 2 com o foco nas duplicações das principais rodovias do estado, e o Mais Asfalto e interbairros, que estão sendo realizados em parceria com a prefeitura municipal com o objetivo de desafogar o trânsito das principais avenidas da cidade.
Curiosa com o tema, a estudante Letícia Mota do 6º período de Engenharia Civil esteve atenta aos detalhes apresentados pela mesa. "O nosso principal foco é entender tecnicamente os problemas e apontar soluções nas obras de infraestrutura da nossa cidade", declarou a estudante.
O evento acontece até sexta-feira (28) com uma vasta programação que inclui aproximadamente cinquenta e seis palestras, exposição de painéis, doze minicursos e oito visitas técnicas. As visitas serão realizadas em indústrias e empresas da cidade.