Willian Marinho
Primeiro político de Imperatriz a assumir cargo no primeiro escalão no Governo do Estado, Clayton Noleto esteve visitando a redação de O PROGRESSO ontem pela manhã, em companhia do vice-prefeito Luiz Carlos Porto, dos vereadores Adonilson e Fidélis Uchôa, do secretário municipal de Esportes, Saulo Dino, e de assessores. Durante o encontro com os jornalistas, respondeu a vários questionamentos sobre seus projetos como secretário e as eleições do ano que vem.
O secretário de Infraestrutura disse que, quando começou a jornada ao lado de Flávio Dino, não imaginava ocupar importante cargo. “Pensei, após as eleições, que iria integrar o governo, mas em um cargo na regional de Imperatriz. No entanto, quando fui convidado, não pensei um minuto, aceitei, mesmo passando milhões de coisas em minha cabeça”, comentou.
Ele justificou a decisão de aceitar o convite por entender que não poderia “passar esta oportunidade de representar Imperatriz e buscar condições de resolver seus inúmeros problemas. Se recusasse, certamente não teria como fazer isso pela cidade”.
O economista, que além de realizar inspeção nas obras da sua pasta, ministrou palestra aos acadêmicos de Administração da Facimp, afirmou que no início até observou certo “olhar virado” dentro da secretaria, no entanto foi passageiro. “Hoje não há mais este comportamento, meu gabinete é aberto a todos, tomamos decisões conjuntas, democraticamente. Entendi o comportamento inicial, afinal estava chegando em um momento de mudanças de comportamento e forma de governar”.
Planejamento – Clayton Noleto fez questão de afirmar que sua forma de conduzir a principal pasta do governo estadual será sempre a de planejar a fim de garantir o cronograma das obras para evitar, por exemplo, o que está ocorrendo com a Avenida Pedro Neiva de Santana, que foi concebida sem um planejamento e precisará de investimentos aproximados de R$ 8 milhões para corrigir seus problemas.
“Sabemos dos problemas da Avenida Pedro Neiva de Santana, nos reunimos com toda a equipe da Sinfra e o jurídico para encontrar um caminho para que sejam corrigidas as falhas nos projetos de iluminação, drenagem e pavimentação. Não será fácil, pois depende da Justiça, e pelas previsões iniciais, deverão ser investidos mais de 8 milhões para sua conclusão”.
Mesmo sabendo das dificuldades, ele anunciou que está empenhado em solucionar as pendências. “É complicado, mas irei insistir. Para se ter uma ideia, mesmo com o prefeito Madeira se dispondo a resolver o problema da iluminação, ele não poderá fazê-lo, por correr o risco de ser penalizado por usar recursos do município em uma obra estadual”.
Por ser de Imperatriz, Clayton afirmou que conhece sua responsabilidade e a expectativa que a população deposita em seu trabalho e que vai procurar corresponder à confiança. “Sei da minha responsabilidade quando assumi esta pasta. Por isso, aceitei e irei trabalhar para que possamos juntos, governador Flávio Dino e o prefeito Madeira, resolvermos se não tudo, mas os grandes problemas de infraestrutura da cidade”.
Estudos – O secretário da Sinfra revelou ainda que uma empresa foi contratada pelo Governo do Estado para efetuar um completo estudo no tocante à mobilidade urbana, o que poderá apresentar sugestões para a melhoria no trânsito.
“Às vezes se faz uma coisa pensando que vai resolver e não resolve. Com a realização deste estudo, iremos encontrar respostas para estes problemas e investir para resolvê-los”. Esta empresa deverá, ainda neste primeiro semestre, efetuar o estudo em Imperatriz.
Travessia urbana – Ao ser indagado sobre o projeto do Governo Federal em fazer a travessia urbana de Imperatriz, Clayton Noleto afirmou que o estado já tem conhecimento do projeto e que não demonstra otimismo quanto à realização das obras.
“Na semana passada, estive reunido com o diretor da empresa vencedora da licitação, que fez um relato sobre o projeto e me deixou pessimista. De acordo com dados, dificilmente o Governo Federal irá liberar os recursos necessários para o atual projeto, que precisará ser alterado pelo tempo em que foi montado e que hoje o valor será maior. Quando foi aprovado o projeto da travessia, não havia empreendimentos ao longo do trecho, como o Imperial Shopping e outros, o que encarece e a crise econômica deverá contribuir para suspender a sua execução”, disse ele.
Estrada do Arroz – Outro ponto destacado pelo secretário da Sinfra é que na semana que vem a construtora Sucesso, responsável pela pavimentação da Estrada do Arroz, retomará os serviços de arte da rodovia e garantiu: “Mantivemos o prazo de entrega para o final deste ano. Estão sendo trabalhadas as peças de artes na obra como pontes e o planejamento inicial permanece, entregá-la no final do ano”.
POLÍTICA
Presidente licenciado do PCdoB de Imperatriz, o secretário Clayton Noleto afirmou que sua grande preocupação neste momento é com a Secretaria de Infraestrutura e que o debate em torno da sucessão municipal ainda não está fazendo parte do seu pensamento. Também afirmou que a linha de diálogo da sucessão municipal será a mesma que elegeu Flávio Dino.
“Esperamos manter o diálogo com os mesmos partidos que elegeram Flávio Dino. O meu partido formou um grupo de trabalho para discutir a eleição municipal. E no momento este debate não consta no meu objetivo. No momento adequado e com os partidos que formam o arco da eleição do governador, o debate será feito e aí serão discutidos nomes”, finalizou.
Comentários