Secretário Clayton Noleto vistoria rede de captação de esgoto

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, e o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles, realizaram uma visita técnica no bairro do Bacuri na manhã dessa terça-feira (11). O objetivo foi dar início ao processo licitatório para implementar o esgotamento sanitário no local.

Eles visitaram o conjunto habitacional Lívia para avaliar a possibilidade de utilizar a estação de tratamento do local. A ideia é remanejar o esgoto produzido pelo bairro para a estação central. São mais de sete mil metros de rede de captação de esgoto a serem construídos beneficiando praticamente todo o bairro, o que ajudará a resolver um problema histórico da região.
Por meio de um acordo de cooperação técnica com a Caema, a Sinfra vai reparar todo o pavimento danificado durante a obra. A estimativa inicial do investimento do Governo do Estado supera os R$ 3 milhões, só na parte de captação e tratamento. Com a recuperação do asfalto, o valor pode alcançar R$ 5 milhões, beneficiando cerca de 15 mil pessoas.
O presidente da Caema disse que esta é a primeira parceria de várias outras que estão por vir. “O primeiro contato que tivemos com esse problema de esgoto a céu aberto no Bacuri foi exatamente através do secretário Clayton Noleto e do deputado Marco Aurélio. A Secretaria de Infraestrutura é nossa parceira e se disponibilizou para fazer um acordo de cooperação técnica para que a população tenha qualidade de vida”, destacou Davi Telles.
O secretário Clayton Noleto defende que a parceria entre as duas instituições vai dar mais agilidade aos serviços e assim a população terá acesso a direitos como o da saúde e urbanização. “As pessoas não vão ter mais água contaminada na porta de casa. Nossas crianças não vão brincar com água contaminada. Isso vai ajudar a melhorar o ambiente e, sobretudo, a saúde das pessoas. Essa é a determinação do governador Flávio Dino: propiciar mais qualidade de vida para a nossa gente”, explicou. A abertura da licitação está prevista ainda para este mês, em setembro será concluída e em seguida começam as obras, que devem se estender até 2016.