O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) se reuniu com os grevistas do Incra do Maranhão e depois com o comando de greve, ocasião em que acionou o governo federal, na pessoal da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvate; o presidente do Incra Nacional, Carlos Mário Guedes de Guedes, e esteve também com o superintendente do Incra no Maranhão, José Inácio.
O deputado Chiquinho Escórcio, por fazer parte da base de sustentação do governo federal, solicitou providências e, como aliado, pediu para que a ministra Ideli o colocasse a par sobre todas as medidas estabelecidas. Escórcio aproveitou para ressaltar que o Incra é um órgão de grande importância para o Maranhão, estado onde existe mais de mil assentamentos e tem previsão de conflitos, principalmente, na Região Tocantina. O deputado alertou ao governo federal para o perigo que corremos com o órgão totalmente paralisado.
O parlamentar aproveitou para prestar solidariedade aos grevistas, dizendo que as reivindicações são compreensíveis e que fará de tudo para ajudá-los a sair desse impasse. Aproveitou também a oportunidade para, ao lado do comando de greve, falar com o presidente do Senado, José Sarney, onde o mesmo, por meio de ofício, já teria solicitado ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, uma solução para acabar com a greve.
Chiquinho ouviu do presidente do Incra nacional, recém-empossado, que irá se reunir com os ministros envolvidos, inclusive, do Planejamento, Miriam Belchior, para dar uma solução que o caso requer. (Assessoria)