Gil Carvalho
O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) esclareceu nessa terça-feira (17) aos jornalistas e blogueiros durante café da manhã na área de eventos da loja maçônica D. Pedro, localizada na rua Frei Epifânio, no Jardim Oriental, sobre a luta para viabilizar a inclusão da obra da travessia urbana de Imperatriz no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo ele, o deputado federal Davi Alves Silva (PR-MA) tentou junto ao governo federal viabilizar esse projeto, porém não obteve êxito, chegando a divulgar em propaganda institucional na eleição passada que os recursos estavam em conta e que a obra começaria de imediato.
“Passou o período eleitoral e o Davi (deputado) sumiu, porém quando eu assumiu o mandato (era suplente) no lugar de Gastão Vieira, vim para cá (Imperatriz) a pedido do prefeito Sebastião Madeira para verificar sobre a verdade da duplicação da BR-010, na travessia urbana da cidade”, disse ele, que buscou informações junto ao então ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, em Brasília.
Na ocasião, Chiquinho Escórcio assinalou que ficou surpreso com a notícia que não havia um tostão para execução da obra da travessia urbana de Imperatriz. “O que havia era o valor de R$ 1,5 milhão para fazer o projeto técnico da obra, ou seja, dividindo-o por 11,6 km, dava mais R$ 129 mil somente para projetos”, detalhou.
Ele lembra que logo após estourou na revista “IstoÉ”, de circulação nacional, a negociação feita com o deputado federal Waldemar da Costa Neto, presidente de honra do Partido da República, envolvendo o deputado Davizinho. “A negociação foi tirá-lo do PDT para se filiar ao PR oferecendo-lhe vantagens, sendo que uma delas era o projeto de duplicação da BR-010”, cita.
Chiquinho Escórcio contou que a partir desse episódio a imprensa nacional viu que a corrupção se estendia por todos os cantos do Brasil, envolvendo o Ministério dos Transportes, na gestão do senador Alfredo Nascimento. “A presidenta Dilma Rousseff exonerou o ministro e toda a cúpula do Partido da República do Ministério dos Transportes”, disse.
Dos fatos – O parlamentar ressalta que, diante do problema, resolveu travar uma luta com apoio do presidente José Sarney (PMDB-AP), a governadora Roseana Sarney, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), e o vereador-presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda. “Nós fizemos várias idas e vindas aos ministérios e ao Palácio do Planalto para viabilizar essa importante obra para Imperatriz”, contou.
Ele diz que quando a presidente Dilma, juntamente com o senador José Sarney e demais ministros, veio participar da inauguração da usina hidrelétrica de Estreito-MA, reivindicou a obra da travessia urbana de Imperatriz. “Quando retornavam de helicóptero da solenidade, a presidenta Dilma viu in loco o grande engarrafamento de um lado e de outro das marginais da BR-010, em Imperatriz. Foi quando o presidente Sarney explicou o problema e disse que esse era o pedido feito pelo deputado Chiquinho Escórcio”, finalizou.
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