O deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) esteve reunido, nesta semana, com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, para discutir sobre a demarcação de terras no município de Amarante. Chiquinho Escórcio fez uma análise positiva da reunião e destacou o empenho do ministro em resolver a situação. “A reunião foi bem proveitosa nos dois dias. O ministro está se debruçando, juntamente com sua equipe técnica. Continuamos bastante otimistas para que haja um desfecho favorável para o município de Amarante”.
Hoje, aproximadamente 55% do território de Amarante pertencem a reserva indígena, mas ONGs ligadas ao Instituto de Terras do Maranhão (Interma) e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) defendem a ampliação para 75,7%, o que tem preocupado Escórcio, pois a polêmica demarcação vem refletindo no preço das terras do município, que está sendo desvalorizado. “As terras, para se ter uma ideia, hoje, estão avaliadas em um terço do seu valor e não se encontra ninguém que as compre”, disse.
Além disso, o processo de ampliação da reserva indígena poderá afetar 75 povoados e acabar com 11 assentamentos, numa área onde residem cerca de três mil famílias. (Assessoria de Imprensa)