A chegada da escada Magirus (plataforma de combate a incêndios) à cidade de Imperatriz é a concretização do projeto do deputado Léo Cunha (PSC) que foi aprovado pela Assembleia Legislativa, em abril de 2011 (ver abaixo a cópia do projeto). Na última segunda-feira (12), o deputado esteve no 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, onde acompanhado do comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Figueiredo, e do Comandante da Polícia Militar, Tenente Coronel Edeilson Carvalho, vistoriou esses e outros equipamentos disponibilizados pelo governo do Estado para a corporação.
A viabilização da escada Magirus foi um dos primeiros compromissos assumidos por Léo Cunha após sua eleição. A iniciativa do projeto para a compra se deu logo após uma reunião em que ele tratou do assunto com os vereadores Fátima Avelino, Joel Costa e Chiquim da Diferro. Em seguida, o grupo foi ao quartel, onde tomou conhecimento da importância do equipamento para o desempenho das atividades dos bombeiros. Após a aprovação da proposta, o deputado Chiquinho Escórcio também se juntou à luta, ratificando o atendimento do projeto.
Em agosto de 2012, o deputado Léo Cunha levou o assunto à tribuna da AL e cobrou que a governadora Roseana Sarney (PMDB) viabilizasse os recursos para a compra e que também fizesse outros investimentos, a fim de oferecer as condições necessárias de trabalho ao Corpo de Bombeiros de Imperatriz.
Dias depois, o parlamentar foi recebido pela governadora, em uma audiência no Palácio dos Leões, em São Luís, e ratificou o pleito, assim como também solicitou o aumento do contingente, a compra de outros equipamentos e a construção de nova base.
Hoje, Léo Cunha comemora a chegada da escada à cidade. “Fiquei muito contente em ver que nossa luta valeu a pena e que finalmente esses homens corajosos do nosso Corpo de Bombeiros poderão contar com esse equipamento tão útil no trabalho deles”, disse.
O parlamentar também agradece o apoio do deputado federal Francisco Escórcio. Sempre presente nas lutas por Imperatriz, como também ao secretário Hildo Rocha e Luís Fernando, grandes aliados neste projeto, o que acabou se revestindo de êxito. “Entendo que é desta forma com que nós parlamentares devemos trabalhar em prol do estado. Independente de partido ou quem conquiste, temos é que trazer benefícios”.
Além da escada, o grupamento também receberá uma ambulância e hidrantes para serem instalados em pontos estratégicos da cidade para agilizar o abastecimento dos caminhões autobomba.

A importância da escada
Magirus para a cidade

O Tenente Coronel Figueiredo destaca que a escada Magirus é de suma importância para as operações de combate a incêndios e resgate de vítimas.
“Com a escada nós poderemos fazer o resgate das vítimas com mais eficiência e a segurança dos bombeiros estará garantida, pois eles não precisaram mais adentrar nos prédios para retirar as vítimas”, explicou.
O Tenente também enfatizou que a cidade de Imperatriz vem crescendo verticalmente nos últimos anos e isso demanda que investimentos sejam feitos na corporação a fim de que possa atender às demandas da população de forma mais rápida e eficaz.
“Essa escada é muito bem vinda nesse momento, por isso estamos muito satisfeitos e agradecidos”, disse.
O grupamento atende a um total de 23 cidades e a escada adquirida para Imperatriz é a segunda adquirida pelo Estado, somada a da capital São Luís. (Assessoria)