O secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, e o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, estiveram, na tarde dessa terça-feira (17), no município de São José de Ribamar, visitando as unidades educacionais Liceu Ribamarense I e II. Os dois colégios serão modelos pedagógicos para a construção de um colégio em Imperatriz, cujo empreendimento será feito pelo Grupo Suzano de Papel Celulose.
Segundo Luís Fernando Silva, os exemplos das escolas de Ensino Fundamental implantadas pelo Liceu Maranhense – escola de tempo integral – começa a ser, de forma qualitativa, referência a outros municípios. Por isso o motivo da visita do prefeito Sebastião Madeira que veio ver as instalações e o funcionamento da escola.
“O prefeito Sebastião Madeira é um homem de sorte, pois conta com recursos liberados pelo Grupo Suzano. Sua visita aos Liceus Ribamarense vai servir para elaborar os projetos de tempo integral nos colégios de Imperatriz. Copiar o que de bom existe em termos de educação no estado”, disse Luís Fernando. “Parabéns ao Grupo Suzano que se preocupa também com a inclusão educacional”, completou o chefe da Casa Civil.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, disse que gostou da simplicidade e da funcionalidade dos dois prédios do Liceu Ribamarense e que quer aproveitar as experiências positivas de educação dos demais municípios do estado. “Não quero inventar a pólvora. Gostei do que vi, das instalações, porque quero fazer uma escola de tempo integral e com qualidade”.
A escola de ensino fundamental de Imperatriz, a ser construída com verba do Grupo Suzano, atenderá 400 alunos e vai funcionar numa das localidades na zona rural, na Estrada do Arroz, atendendo os povoados de Vila Conceição, Olho d’Água dos Martins, Coquelândia, São Félix, Altamira, Açaizal, Matança, Bacaba e Petrolina. O secretário de Governo do município de São José de Ribamar, Fredson Fróz, representou o prefeito Gil Cutrim durante a visita de Luís Fernando Silva e Sebastião Madeira. “Para nós é muito relevante servimos de espelho de educação para Imperatriz. Estamos de portas abertas para receber outros prefeitos”.
Gestão pedagógica - Cada escola Liceu Ribamarense atende a 400 alunos – 320 no Ensino Fundamental e 80 na Educação Infantil. Possui dez salas de aula, laboratório de informática com um computador (conectado a Internet) para cada aluno, laboratório de ciências, sala de multimídia, biblioteca com amplo acervo, brinquedoteca, área de vivência, quadra poliesportiva com arquibancada, refeitório, playground, secretaria, sala de professores, cozinha industrial com capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições, além de área de estacionamento.
Os alunos do Liceu recebem, gratuitamente, uniforme escolar completo, inclusive para a prática de esportes, livros, material didático-pedagógico e mochila. A escola é gerenciada por meio de um sistema informatizado que controla a gestão pedagógica, suprimentos, estoque de material e todos os demais aspectos da administração do estabelecimento de ensino. Cada unidade custou na época cerca de R$ 2,5 milhões com recursos próprios da Prefeitura de São José de Ribamar.
Publicado em Política na Edição Nº 14306
Comentários