O deputado César Pires (PV) cobrou agilidade do Governo do Estado na concessão de benefícios previdenciários e de funeral aos familiares de policiais militares do Maranhão falecidos nos últimos anos, e também mais recentemente, em decorrência da Covid-19. Segundo informou o parlamentar, muitas viúvas e filhos estão precisando da ajuda de colegas de farda para suprir suas necessidades básicas, pela demora do Executivo em conceder auxílios e pensões a que têm direito.
Com base em documentos encaminhados ao seu gabinete por colegas militares e familiares de PMs falecidos, César Pires citou o caso de um soldado morto em outubro de 2018, “cuja família até hoje não recebeu o auxílio funeral a que teria direito. Há, também, outras solicitações de pensão em análise há mais de cinco meses, impondo sérias dificuldades financeiras a viúvas e filhos”.
“Nós temos a informação de que, no mês de maio,18 policiais mortos foram retirados da folha de pagamento e não houve a devida inclusão das pensões que já deveriam ter sido concedidas a suas viúvas, que por conta da pandemia não poderiam sequer sair de casa em busca de outras alternativas de sustento. O governo não deu qualquer atenção a essas famílias e elas estão desesperadas, dependendo da ajuda dos amigos”, enfatizou César Pires.
O deputado solicitou ao governador Flávio Dino (PCdoB) que se sensibilize com o sofrimento das famílias dos PMs falecidos que, “além da perda de um ente querido, ainda têm de enfrentar as dificuldades financeiras”.
“Esses homens prestaram grande serviço à população maranhense, arriscando suas vidas pela segurança de todos nós, e merecem que seus familiares tenham assegurados seus direitos previdenciários, considerando terem a documentação legal necessária”, concluiu ele. (Assecom)
Comentários