Demonstrações públicas de fé e emoção marcaram a celebração de Corpus Christi, realizada pela Diocese de Imperatriz na na tarde /noite de quinta-feira(20) no Estádio Municipal Frei Epifânio da Badia. Pela primeira vez na história, o evento foi transmitido, ao vivo, pela Rede Vida de Televisão para todo o Brasil como parte da programação do aniversário de 24 anos de fundação da emissora.
Com a venda de todos os 22 mil kits da festa seria estabelecido um recorde de público em relação ao ano anterior, mas essa previsão foi revista para cima. A coordenação da festa anunciou cerca de 30 mil fieis na solenidade que celebra o corpo e o sangue de Jesus na Eucaristia.
Desde a abertura dos portões, às 15h, os fiéis foram tomando as dependências do estádio. Quando o bispo diocesano, Dom Vilson Basso deu as boas-vindas aos fieis, na abertura da solenidade, as arquibancadas, espaços laterais e o gramado já estavam tomados de fieis.
Dentre os momentos mais marcantes da celebração que trouxe o tema “Eu sou o pão vivo que desceu do céu”, estão o da solta de dezenas de balões brancos em pedido de paz para a cidade e do círio pascal, quando os refletores do estádio foram apagados e os fiéis ascenderam velas num grande mosaico. A luz do círio pascal foi levada aos fieis por meio de tochas conduzidas por duzentos jovens.
Na homilia, Dom Vilson Basso lembrou sobre o significado e a importância da data para os cristãos católicos.
“Corpus Christi, uma festa de fé, de solidariedade. Nós cremos em Jesus na eucarística, no sacramento: alimento corpo e o sangue de Jesus. Tomai e comeu isto é meu corpo, tomai e bebei isto é meu sangue”, disse dom Vilson, que, também, agradeceu as autoridades presentes, sem citar nomes.
Dom Vilson fez questão de ressaltar que a celebração estava sendo transmitida para todo o Brasil pela Rede Vida, fez saudação aos imperatrizenses que estão ou tem parentes em outros Estados.
Após a celebração os fiéis foram orientados a permanecer por alguns minutos no estádio para receberem um benção especial. Em seguida, lentamente, o bispo e clero deixaram o estádio levando o ostensório que representa Corpus Christi e puxando a Procissão Eucarística com orações e hinos.
Como em anos anteriores, a procissão teve no trajeto ruas centrais em sinal de testemunho de Jesus e terminou em frente a catedral de Nossa Senhora de Fátima, Centro, onde foi ministrada a bênção final.
Próximo evento
O próximo evento católico será a “Noite Católica”, no dia 9 de julho, durante a Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que terá como convidado especial o padre Antonio Maria e o padre Dj Rômulo.
Os ingressos para a “Noite Católica” já estão disponíveis nas paróquias da diocese. (João Rodrigues)
Comentários