O Tribunal Regional Eleitoral, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), com apoio da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, lançou nessa quinta-feira (25), no Auditório da UNISULMA, a cartilha de filiação partidária para autoridades, representantes de diretórios municipais de partido político, advogados e acadêmicos de direito.
A cartilha, produzida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), tem como objetivo informar, esclarecer e simplificar aos dirigentes dos partidos políticos assuntos relevantes acerca da filiação partidária.
O professor Dimas Salustiano (presidente da UNISULMA) agradeceu a deferência do TRE em escolher a instituição para discutir um tema de grande relevância que é a filiação partidária, uma vez que um dos problemas mais corriqueiros é a dupla filiação, o que inabilita o cidadão a concorrer a mandato eletivo.
“A filiação partidária é uma das condições de elegibilidade. Nos últimos anos constatou-se um grande volume de processos judiciais envolvendo duplicidade de filiação que acarretara, muitas vezes, na impossibilidade de interessados concorrerem às eleições, por isso a EJE elaborou essa cartilha de maneira simples e objetiva sob a forma de perguntas e respostas” declarou o juiz federal e diretor da EJE, Nelson Loureiro dos Santos.
Para o desembargador José Bernardo, a justiça eleitoral maranhense está indo ao encontro do cidadão, oferecendo a ele a oportunidade de esclarecer todo o processo eleitoral. O desembargador ressaltou, ainda, que a gestão de seus filiados é atividade exclusiva dos partidos políticos, contudo o TRE disponibilizou essa cartilha como meio facilitador dessa atividade orientando-os adequadamente.
Apresentação - A servidora Lígia Ramos (secretária da Escola) apresentou os aspectos legais e procedimentais acerca da filiação partidária e o sistema filiaweb.
Também participaram do lançamento o desembargador Froz Sobrinho (corregedor), membros da corte eleitoral, juízes eleitorais e de direito.