Deputado Carlinhos Amorim

São Luís - O deputado estadual Carlos Amorim (PDT) solicitou via ofício que a governadora Roseana Sarney Murad determine ao secretario extraordinário de Estado de Assuntos Estratégicos as providências no intuito de criar duas novas universidades a partir dos Centros de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Uma na região tocantina, com sede na cidade de Imperatriz e abrangência da região sul do Estado, incluindo o polo produtor de soja da região de Balsas. Esta universidade seria denominada de UNIVERSIDADE ESTADUAL DE IMPERATRIZ – UEIMP; e outra na região dos Cocais, com sede na cidade de Caxias, denominada de UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ITAPECURU – UEVI.
Nosso objetivo – justificou o deputado – é fortalecer essas regiões mediante a criação de universidades com capacidade para a realização de ensino profissionalizante, estudos e pesquisas, oferecer melhores condições de desenvolvimento profissional aos jovens destas regiões fazendo com que os mesmos se insiram no processo produtivo na sua região de origem e contribuindo para uma distribuição equitativa das oportunidades de aprendizagem e de trabalho a todos a todos os jovens do nosso Estado.
Em sua justificativa, ponderou o deputado ser o Estado do Maranhão, conhecido pelas suas peculiaridades e potencialidades, com uma extensão territorial da ordem de 333.365,6 km² e posição geográfica estratégica. É o oitavo maior Estado do País e o segundo do Nordeste, incluído nos biomas da Pré Amazônia (43%), Cerrado (65%) e da Caatinga (1%).
Para Carlos Amorim, a criação destas duas universidades vai constituir poderoso instrumento de estudos e de geração de conhecimentos sobre o Estado do Maranhão que servirão de base para o planejamento das ações de Governo e para a elaboração de projetos de investimentos fundamentados em conhecimentos técnico e científico, o que aumentará a confiança dos investidores públicos ou privados nos resultados das avaliações dos benefícios ou retorno dos investimentos realizados.
Embora a existência de Centros de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA nestas regiões mencionadas, advertiu o deputado que estes centros funcionam tão somente com salas de aulas e nenhuma estrutura de pesquisa, nenhum curso de pós-graduação, seja stricto-sensu ou lato-sensu. “Para o aprofundamento do conhecimento exige-se estrutura de apoio a realização de pesquisas, realização de debates, seminários, cursos de pós- graduação que os Centros de Estudos Superiores não oferecem. Além disso, considerando a extensão territorial do Maranhão, como demonstrado acima, os Centros de Estudos Superiores de Imperatriz, Balsas e Caxias ficam muito distantes da administração superior da Universidade localizada no Campus Paulo VI em São Luís, capital do Estado do Maranhão”.
O deputado afirmou ser uma realidade a necessidade de se promover uma descentralização para fortalecer as atividades da universidade. “Entendemos, entretanto, que se faz necessário, inicialmente, a realização de estudos que identifique as reais necessidades das regiões, quais cursos seriam necessários para atender à demanda do setor produtivo dessas regiões e qual o modelo de gestão mais apropriado para os novos campi universitários”, finalizou, convidando a Assembleia para promover debates sobre este tema, uma questão de extrema importância para a transformação social e econômica do nosso Estado.