Abertura da solenidade de formatura dos novos Delegados de Polícia

Em cerimônia realizada, na noite de sexta-feira (28), no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Bairro Cohama, os candidatos ao cargo de delegado da Polícia Civil concluíram o Curso de Formação Profissional. Presentes na solenidade, os secretários Chefe da Casa Civil, João Abreu; de Segurança Pública, Aluísio Mendes; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; a delegada geral da Polícia Civil do Maranhão, Cristina Resende; além dos superintendentes, diretores de órgãos da Polícia Civil, representantes do Sistema de Segurança, associações e sindicatos.
Foram convocados para participarem da última etapa do Concurso Público promovido pelo Governo do Estado, 159 candidatos, dos quais 131concluíram a formação.  Para o cargo de Delegado, foram inscritos 7.660 mil candidatos. A realização de todas as etapas do processo seletivo foi de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“A governadora Roseana deu prioridade para a realização desse concurso, o maior já promovido para a área de Segurança. Tivemos, inclusive, que adequar o orçamento para que pudéssemos incorporar esse volume de novos profissionais que chegam para reforçar os trabalhos das polícias. Esses alunos vieram de uma preparação intensiva e tiveram acesso a várias disciplinas importantes. Foi um grande aprendizado em prol da sociedade. Os que serão empossados, agora se juntam aos 1.800 militares, 320 investigadores, escrivães e profissionais da Polícia Civil e 120 bombeiros que já estão nas ruas em todo o Estado”, destacou o secretário Chefe da Casa Civil João Abreu, que representava a governadora Roseana Sarney, e parabenizou os alunos que concluíam a capacitação.
O secretário Aluísio Mendes também lembrou de todo o processo de preparação para a realização do maior concurso para a Segurança Pública já realizado no Maranhão. “Assim que assumi a Secretaria de Segurança, me deparei com a gigantesca defasagem dos efetivos das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. Estabelecemos como prioridade de minha gestão a recomposição dessas corporações. Hoje, o Governo terá condições de atender grande parte das cidades, que antes não tinham policiais. Já adquirimos mais 400 novas viaturas, além de modernos equipamentos. Tudo isso para que as famílias maranhenses tenham mais tranquilidade. Será um ganho bastante considerável para a sociedade”, pontuou.
Conforme a Segep, o incremento no efetivo será de 75%. A previsão é a de que sejam nomeados 70 novos delegados, ou seja, 30 profissionais a mais do número de vagas previsto no edital, que era de 40.
“Passamos por várias fases até chegarmos à realização desta formatura. Foi um certame muito criterioso e, acima de tudo, um trabalho bem planejado. O mais importante é que temos aqui, a demonstração clara da sensibilidade e do comprometimento da governadora Roseana Sarney com a Segurança Pública”, disse o secretário de Gestão e Previdência, Fábio Gondim.

Combate ao crime
Com o ingresso dos novos de delegados, após a posse e nomeação, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) pretende solucionar o déficit de quantitativo da Polícia Civil naquelas cidades que hoje são Comarcas e que não têm a presença da Polícia Judiciária.
“A incorporação dos novos profissionais em muito irá colaborar para que a Polícia Civil enfrente cada vez de forma mais efetiva, a violência. Iremos, com este ingresso, ampliar o atendimento à população demandante dos nossos serviços. Acreditamos no compromisso, profissionalismo, seriedade e dedicação de todos os futuros delegados de Policia Civil”, afirmou a delegada Geral, Maria Cristina Resende.

Curso de Formação Profissional
O Curso de Formação Profissional representou a última etapa do Concurso Público promovido pelo Governo do Estado. O treinamento teve início no dia 13 de janeiro e foi composto por 29 disciplinas, totalizando 566 horas/aula. As aulas ocorreram nas dependências da Academia Integrada de Segurança Pública (Aisp).
Durante mais de dois meses, eles receberam conhecimentos e noções sobre Educação Física, Defesa Pessoal, Amamento e Tiro, Ética e Cidadania aplicada à Atividade Policial, Psicologia e Saúde Aplicada, Direitos Humanos, Investigação e Inteligência Policial, Investigação de Crimes Cibernéticos, Legislação Especial, sendo todas de caráter classificatório e eliminatório.

Expectativa
O primeiro colocado no Curso de Formação, o candidato Jackson Ferreira, natural de São Luís, que era capitão da Polícia Militar, falou da experiência vivida durante mais de dois meses de Academia. “Os ensinamentos lá repassados nos preparam e nos mostram qual será a realidade que nós iremos encontrar no desempenho de nossas funções. Posso afirmar que estamos prontos para fazermos frente contra o crime”, afirmou o candidato que está na área de Segurança Pública há 10 anos.
A partir de agora, o Governo do Estado dará início ao processo de nomeação e de posse dos novos profissionais.