Nada de carro de som, minidoor, facebook ou qualquer outra ferramenta mais ostensiva de divulgação. O candidato a vereador Manoel Bispo de Sousa (PSDB), que no dia 10 de julho último completou 72 anos, usa apenas a voz, já um tanto debilitada, uns santinhos que a sua coligação mandou fazer e uma Monark de pneus carecas como instrumentos para fazer diariamente sua campanha pelas ruas dos bairros de Imperatriz.
“Vou fazer campanha hoje na Cafeteira”, disse o candidato, o mais idoso desse pleito em Imperatriz, antes de montar na “bike” e cair no campo pedindo votos para ele e para o Madeira.
Pai de 17 filhos, o piauiense Manuel da Carroceria, como é mais conhecido o candidato, é do interior do Piauí. Ele conta que chegou em Imperatriz há exatos 52 anos.
“Quando cheguei aqui, só tinha a Rua Bom Jesus ( XV de Novembro) e o espaço ali onde hoje é a Praça de Fátima. Havia muito mato e lagoas”, rememora ele, que acabou por adotar a profissão de carpinteiro tendo trabalhado em obras importantes como o Bradesco (central) e o Banco do Brasil (central).
“Sempre acompanhei a vida política da cidade, embora nunca tenha tido uma vida pública”, disse o candidato a começar a explicar o porquê de só agora aos 72 anos tentar uma vaga na Câmara de Vereadores.
“Quem me incentivou foi uma pessoa que já foi muito importante na cidade, o Raimundo Bringel, que foi secretário do doutor Fiquene (ex-prefeito, ex-governador). E aqui estou com a esperança de me eleger”, disse, ressaltando que sempre foi um sonho seu virar político.
Manoel Bispo, nome que registrou na Justiça Eleitoral, mora no Jardim Morada do Sol. Ele conta que escolheu “o lado do Madeira” porque ele é um homem sério e trabalhador. “Ele é o melhor prefeito que a cidade teve nesses mais de 50 anos que eu moro na cidade. Vai ser prefeito novamente. Sou Imperatriz, sou Madeira 45”, concluiu o confiante candidato.