Vereador José Carlos Soares

Hemerson Pinto

Na próxima terça-feira, o Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa volta a receber a movimentação comum em dias de sessão. Jornalistas, líderes comunitários, assessores e outras pessoas que costumam frequentar a casa de leis devem se esbarrar nos corredores na tentativa de se manter informados sobre os bastidores da política em Imperatriz.
Conversamos com o líder do governo Madeira na Câmara de Vereadores de Imperatriz. José Carlos Soares (PTB) declarou que em 2014 a postura de liderança será a mesma utilizada no ano passado, quando afirma ter correspondido com as expectativas do governo, “pois enxergamos com o governo Madeira um grande avanço na cidade. Um governo alicerçado, onde às vezes os adversários aproveitam o inverno rigoroso, uma rua que se abriu, para tentar deturpar o processo administrativo”, diz.
Na opinião de José Carlos, o grupo, referindo-se ao chefe do poder Executivo, secretários de governo e vereadores da base aliada, “está respaldado com a sociedade. Madeira foi o primeiro prefeito que se reelegeu e vem demostrando que no segundo mandato trabalha com o mesmo interesse do primeiro”.
O vereador considera que a atual gestão ganhou credibilidade junto aos imperatrizenses. “Assim, na Câmara ficou fácil o papel de líder do governo. Participei de vários governos e posso fazer essa avaliação. Como vereador vamos continuar o trabalho, vigilante na legislação do município para que traga melhoria de vida para a sociedade. Foi um trabalho proposto na minha campanha”, garante.
No ano passado, a Câmara de Vereadores de Imperatriz foi palco para discussão de temas que dividiram a opinião da sociedade, como os casos VBL e CPI da Caema. Este último ainda permanece vivo nos bastidores, e segundo os que estão à frente da Comissão Parlamentar de Inquérito, com chances de voltar ao debate nos próximos meses.
“A Câmara soube conduzir essas discussões com a compreensão e colaboração dos colegas, dentro do que foi possível. A CPI da Caema, eu não via nela o interesse de resolver o problema da água, via nela um palco político. O sistema de água de Imperatriz já carece há muito tempo de modernização, a cidade cresceu além das expectativas, mas acredito na força política do Madeira, tem mostrado que é bom de diálogo, e está em São Luís tratando de assunto dessa natureza para trazer melhoria para a cidade”, informou.
Quanto ao primeiro dia de sessão, José Carlos disse que vai ficar atento aos discursos, apresentações de indicações e projetos de lei. “Se for necessário, a gente ocupa a tribuna, para fazer uso da palavra”. O papel de vereador, segundo o líder do governo, “é transformar os atos e o costume de seu povo e sua gente em lei e fazer a fiscalização do Executivo, mas não é proibido o vereador participar do Executivo com seu voto de crédito”, destaca.