Por Lima Rodrigues
Ascom Coomigasp

Brasília-DF - A Câmara dos Deputados realizou nessa terça-feira sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Garimpeiro, comemorado oficialmente em 21 de julho. O autor do requerimento para a realização da sessão no plenário foi o deputado Alberto Silva (PMDB-MA), com a coautoria do deputado Cleber Verde (PRB-MA). Vários deputados se revezaram na tribuna para prestar homenagem a esses trabalhadores e dizer que estão unidos na luta pelas causas da categoria, especialmente no que diz respeito ao projeto que trata da aposentadoria do garimpeiro.
Participaram da sessão solene representantes de diversas cooperativas de garimpeiros de várias cidades do Brasil, entre eles Gessé Simão, presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Raimundo Nonato, da Coomic, e Toni Duarte, presidente da Associação dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil (Agasp-Brasil), além de um bom número de garimpeiros de Serra Pelada.
Gessé Simão destacou em seu discurso a luta do garimpeiro e lembrou que a categoria tem conquistado algumas coisas “no peito e na raça”. Agradeceu o apoio dos deputados Alberto Silva, Cleber Verde, Ribamar Cunha, entre outros, e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, “um grande defensor da causa garimpeira”.
Ele afirmou que a sessão solene na Câmara era uma oportunidade ímpar para que a categoria pudesse falar ao povo brasileiro e dizer que o Parlamento está preocupado com o garimpeiro. “Vivemos dificuldade de toda natureza. Enfrentamos em Serra Pelada a prostituição infantil, as drogas e as brigas de uma minoria que só queria tumultuar o processo, mas conseguimos dar um basta naquela situação. Conseguimos a nossa unidade, a licença ambiental e a concessão da imissão de lavra da área”, afirmou Gessé.
Segundo ele, agora os resultados estão aparecendo; os trabalhos de perfuração do túnel da galeria que dará acesso ao ouro estão avançados e a previsão é de que a partir de março de 2012 já haverá produção mineral, para que os dividendos possam ser distribuídos entre os garimpeiros. “Tudo isso foi conquistado graças à unidade da classe e em breve vamos realizar nosso sonho. E aqui na Câmara, não acredito que os deputados vão enterrar o projeto da aposentadoria do garimpeiro. Vamos lutar para que o projeto seja aprovado”, alertou Gessé.
Após agradecer a iniciativa dos deputados em homenagear os garimpeiros e da presença de várias lideranças garimpeiras no plenário da Câmara, Gessé deixou bem claro que é um homem de uma palavra só. “Não sou homem de dar recado. Sou homem de fazer. E chegaremos lá em breve”, afirmou.
Deputados elogiam Gessé - Ao destacar a luta dos garimpeiros e declarar apoio total à categoria, o deputado federal Lázaro Botelho (PP-TO) parabenizou o trabalho desenvolvido pelo presidente da Coomigasp, Gessé Simão, à frente da cooperativa. “Gessé, parabenizo você pela sua luta e perseverança”, disse.
Outro também que elogiou Gessé foi o deputado Ribamar Alves. “Parabenizo a todos os garimpeiros. Reconheço a luta de vocês e quero lembrar que depois da tempestade vem a bonança. Agora vocês vão conseguir realizar o sonho de vocês, que é ver a Mina de Serra Pelada produzir ouro. Parabenizo também o Gessé, essa grande liderança garimpeira, pelo trabalho que vem realizando em Serra Pelada”.
O deputado Valdir Maranhão (PP-MA) também destacou a luta de Gessé Simão, do deputado Cleber Verde e do ministro Edison Lobão em prol dos garimpeiros. “A história do garimpo se confunde com a história do Brasil. Aqui na Câmara, cada um dará sua contribuição em favor do garimpeiro”, ressaltou Valdir Maranhão.
Discursos - Deputados de vários partidos usaram a tribuna para homenagear os garimpeiros. O deputado Alberto Silva, (PMDB-MA), autor do requerimento de realização da sessão, afirmou que “a chave da mudança passa pelo cooperativismo e pelo apoio do Estado”. Ele parabenizou todos os deputados que lutam a favor dos garimpeiros e agradeceu a presença de todos na sessão da Câmara.
Em seu discurso, o deputado Cleber Verde (PRB-MA) lembrou que o Estatuto do Garimpeiro, aprovado pela Câmara e pelo Senado, apenas reconheceu a profissão do garimpeiro, mas “agora queremos aprovar o projeto que concede aposentadoria ao garimpeiro. Vamos lutar para isso”. Ele lembrou que o governo federal concedeu aos seringueiros da Amazônia uma pensão vitalícia e que sua luta é para que os garimpeiros de Serra Pelada também recebam um pensão vitalícia de três salários mínimos. “Esta sessão solene seria para o garimpeiro comemorar, mas não foi possível. No entanto, não vamos cruzar os braços. Precisamos fazer justiça aos garimpeiros de todo o Brasil”, destacou Cleber Verde.
Também discursaram e defenderam a aprovação do projeto de aposentadoria do garimpeiro os deputados Chiquinho Escórcio (PMDB-MA), Ribamar Alves (PSB-MA), Valdir Maranhão (PP-MA), Junior Coimbra (PMDB-TO) e Chiquinho Araújo (PSL-RR). O senador João Alberto (PMDB-MA) também participou da cerimônia em homenagem aos garimpeiros.