Buritirana - Com problemas elétricos, hidráulicos e em sua estrutura física, o prédio do Centro Administrativo da Buritirana, onde era para estar funcionando a prefeitura, está em completo estado de abandono.
Visitamos as instalações na manhã dessa terça-feira, 08, e o que vimos é realmente de assustar. São infiltrações no forro devido às inúmeras telhas quebradas, piso com grandes desníveis causados por rachaduras, além de portas e janelas com fechaduras danificadas.
Nas salas onde deveriam estar funcionando as secretarias de Administração, Agricultura, CPL, Recursos Humanos e o gabinete do prefeito, encontramos papéis revirados e pastas vazias. Os armários estão arrebentados e o mau cheiro está por todo o lugar. É possível encontrar atoleiros no estacionamento e todos os elementos tubulares que delimitam o acesso às dependências do prédio estão arrebentados.
O prefeito Vagtônio Brandão (PR) decretou Situação de Emergência. Segundo ele, a situação em que recebeu o município é de total desrespeito com o cidadão. “Não existe a mínima condição de trabalho. É uma coisa que impressiona dado o desrespeito e a falta de compromisso até mesmo com os serviços essenciais, que não poderiam ter parado em hipótese alguma”, disse o atual prefeito.
O decreto Nº 006, de 02 de janeiro de 2013, considera Situação de Emergência no município de Buritirana, pelo período de 90 dias, suficientes a tomada de todas as medidas e providências cabíveis no sentido de assegurar a continuidade dos serviços de responsabilidade da administração pública municipal, em especial os de natureza essencial.
Considera ainda que a gestão anterior não permitiu que fossem desenvolvidos os trabalhos de transição de governo voltados ao acesso aos documentos administrativos e fiscais. Além da falta de condições mínimas de salubridade, da falta de equipamentos, de materiais de expediente, de limpeza e outros imprescindíveis à continuidade das atividades administrativas.
O decreto inclui todos os órgãos da administração pública direta e indiretamente ligados à prefeitura.
Recadastramento - Convocados todos os servidores públicos do município para efetuar a atualização de dados cadastrais. O período de recadastramento dos servidores públicos municipais começou na última quinta-feira (10) e segue até dia 17 de janeiro, no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h. O procedimento será realizado nas dependências da Unidade Escolar Presidente Costa e Silva, que fica localizada na Avenida Senador Sarney, centro de Buritirana. Para realizar o recadastramento, os servidores precisam comparecer pessoalmente à referida escola, munidos de documentos pessoais e formulário de recadastramento. O não comparecimento implica na suspensão do pagamento de vencimentos, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.
Documentação necessária: Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor; Certidão de casamento e/ou averbação da separação judicial, divórcio; Carteira de motorista, se exerce a função de motorista; Identidade Militar (se Militar), ou Carteira de Reservista; comprovante com nº do PIS/PASEP; comprovante de endereço; certificado de conclusão do curso de 1º e/ou 2º grau ou diploma de nível superior, se houver; Careira de registro profissional – CTPS; Certificado de conclusão de curso de especialização, Mestrado ou Doutorado, se houver; Cópia dos três últimos contracheques; Comprovante de autorização do afastamento, licença ou disposição a outro órgão; Duas fotos 3x4 atuais; Cópia de certidão de nascimento dos dependentes abaixo de 14 anos; Cópia do cartão de vacinação dos dependentes até 14 anos; Cópia do certidão de aperfeiçoamento e formação pedagógica, se houver; Comprovante bancário da conta salário; Portaria de nomeação e termo de posse. (Da Assessoria)