O procurador do município, Dr. Fábio Hernandez, concedendo entrevista à repórter Célia Fontinele

Joãozinho Cézar

São Francisco do Brejão –
Em entrevista concedida na manhã de ontem à repórter Célia Fontinele (TV Mirante, Açailândia) e ao repórter Joãozinho Cézar, o procurador-geral do município de São Francisco do Brejão, Dr. Fábio Hernandez, de posse de uma vasta documentação, disse que a manifestação ocorrida na quarta-feira (24) em frente ao prédio da Prefeitura de Brejão, liderada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e dos professores, foi de punho político e não reivindicando salários atrasados. Até porque, conforme ainda o procurador, aos servidores da administração do município está faltando somente o pagamento referente ao mês de setembro, enquanto os funcionários contratados (que são 128 e que já foram demitidos) e comissionados (cargos de confiança), faltam ser efetuados os pagamentos dos meses de agosto e setembro, que serão pagos até o próximo dia 10.
Na saúde, falta efetuar o pagamento dos meses de agosto e setembro; na educação, conforme os documentos e a folha de pagamento da prefeitura, o município está somente com 20 (vinte) dias de atraso; os agentes de Saúde, todos receberam seus vencimentos; os funcionários do Programa de Saúde da Família (PSF), também, conforme documentos apresentados pelo procurador geral do município estão com seus vencimentos em dia e os dentistas (Programa de Saúde Bucal) também estão com seus vencimentos em dia.
Hoje o município de São Francisco do Brejão está funcionando normalmente; o Posto de Saúde e o Hospital municipal com a energia, e não desligada como foi dito pelos manifestantes e veiculada num canal de televisão de Imperatriz.
Hoje em Brejão existem três grupos políticos: o do PT, do PV e do PSDB do prefeito eleito Magnaldo Fernandes, que vai receber a prefeitura em 1° de janeiro de 2013 sem nenhum débito da administração atual.
Os manifestantes reivindicam quatro meses de salários atrasados, mas como se vê nas documentações apresentadas pelo Procurador-Geral do Município, Dr. Fábio Hernandez, não são quatro meses, e sim dois meses. Os manifestantes que ontem passaram toda manhã na porta do Fórum do município de Açailândia, pediam a saída do atual prefeito para que seja empossado o vice (que já rompeu com o prefeito há mais de dois anos), para que o mesmo assuma os destinos de São Francisco do Brejão.