O governador em exercício Carlos Brandão entregou cem cisternas nessa segunda-feira (8) nas cidades de Cachoeira Grande e Santa Rita. São equipamentos para abastecer escolas e ajudar os agricultores a produzir durante o ano todo, mesmo na época de estiagem.
Juntas, as cem cisternas têm capacidade para armazenar 2,8 milhões de litros de água. Desde 2015, o Governo do Maranhão já entregou mais de 600 cisternas em diversas regiões do Maranhão.
Em Cachoeira Grande, nessa segunda-feira, foram 90 cisternas de 25 mil litros para que os agricultores familiares consigam trabalhar de forma mais eficiente.
“É uma água de qualidade, que dá oportunidade para a população criar alguma atividade produtiva”, disse Carlos Brandão. “Essa água que antigamente batia e desaparecia no chão agora vai para uma cisterna”, acrescentou.
O agricultor Jadson dos Santos disse que “a gente estava esperando isso, e o governador [em exercício] deixou esse presente para o nosso povoado e para os povoados vizinhos. A gente espera que daqui para frente a gente possa continuar com esse projeto para melhorar a vida da gente”.
Água na escola - Já em Santa Rita, foram dez cisternas de 52 mil litros para escolas de dez povoados.
Uma das escolas beneficiadas foi a Escola Municipal José Faustino da Costa. “Vai contribuir muito na questão da limpeza da escola e na manutenção dos recursos”, diz a gestora Gisele Vieira.
Para o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, “estamos plantando uma semente importante aqui, mostrando que é possível fazer com recursos próprios algumas coisas e, quando faz parceria com o governo, a coisa anda mais rápido”.
“Nós entendemos que é um momento de parceria. As prefeituras estão com muitas dificuldades e a gente sabe que não podem fazer tudo”, disse Carlos Brandão.
O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, afirmou que o Governo do Maranhão vem ajudando os municípios “com desenvolvimento e progresso por meio de ações concretas”.
Comentários