A primeira reunião da bancada maranhense na Câmara dos Deputados foi marcada pelo anúncio da Petrobras de não mais construir a Refinaria Premium I no município de Bacabeira. Nessa segunda-feira (2), o deputado Rubens Pereira Jr apresentou requerimento de informações à Petrobras sobre o cancelamento da obra. Rubens Jr pediu uma cópia da ata da reunião que decidiu pelo cancelamento e o estudo técnico que apontou que o projeto não tinha viabilidade.
Durante a reunião, o ex-governador José Reinaldo (PSB) lembrou que passam pelo Porto de Itaqui 150 mil barris para abastecer toda a Região Norte. Segundo o deputado, que irá assumir a Secretaria de Energia do governo do Maranhão, isso mostra que há demanda para construir uma refinaria no estado.
“O projeto da refinaria é importante não só ao município, mas ao Maranhão”, afirmou o prefeito de Bacabeira, Alan (PTB), que esteve presente à reunião. Ele destacou a posição geográfica da cidade. “É próxima à rodovia federal, a duas rodovias e à baía de São Marcos”, afirmou.
A bancada debateu a possibilidade de pedir uma audiência no Ministério de Minas e Energia. “Quero me agregar a qualquer movimentação que a bancada fizer para esclarecer a questão da refinaria”, afirmou o senador Roberto Rocha (PSB), que esteve presente à reunião na Câmara.
Novo coordenador
O deputado Pedro Fernandes (PTB) foi aclamado por unanimidade como o novo coordenador da bancada, já que Waldir Maranhão (PP), que havia sido indicado, declinou após a eleição para ser vice-presidente da Câmara. Com a escolha de Pedro Fernandes, a coordenação da bancada do Maranhão muda depois de 12 anos.
Comentários