A bancada federal do Maranhão se encontra pela segunda vez, em menos de 30 dias, com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Na audiência marcada para terça-feira (18), os parlamentares vão cobrar um posicionamento do governo federal sobre a duplicação da BR-135. No encontro no início de setembro, o ministro prometeu retomar o processo de licitação para duplicação de um trecho de 26,3 quilômetros no município de Bacabeira.
Na reunião, ficou combinado que os deputados vão cobrar as providências que foram prometidas pelo Ministério dos Transportes para a duplicação e para os demais pedidos apresentados na audiência em setembro. A licitação da duplicação tinha sido suspensa após a exoneração do ministro Alfredo Nascimento, de assessores e de diretores do Departamento de Infraestrutura Terrestre.
O deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que é vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, afirmou ontem (14) que os parlamentares estão atentos aos problemas do Maranhão, incluindo obras de infraestrutura básica, como a BR-135. “Estamos articulados para resolver os problemas como a reforma do aeroporto Cunha Machado e das rodovias. Não concordo com as críticas, que dizem que estamos parados. Nosso grupo está trabalhando”, garante.
O ministro Paulo Sérgio Passos explicou que o projeto da duplicação teve falhas, pois não contemplou o deslocamento das linhas ferroviárias, assim como as transversais. Passos não soube explicar o que aconteceu com o planejamento, mas disse que uma equipe técnica do Ministério está verificando a questão para buscar uma solução. “A obra tem prioridade e importância”, garantiu aos parlamentares na reunião passada.
A duplicação está orçada em R$ 100 milhões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra foi anunciada pelo ex-presidente Lula da Silva e pela então ministra Dilma Rousseff, quando foi lançada a pedra fundamental da Refinaria Premium, em Bacabeira.
Publicado em Política na Edição Nº 14228
Comentários