Deputados do PRB que estiveram em Imperatriz essa semana para a inauguração do Diretório Municipal do partido, em entrevista coletiva à imprensa, declararam abertamente o apoio ao Movimento Pró-Maranhão do Sul e disseram que assinarão o pedido para que o Projeto de Decreto Legislativo 947, que autoriza o TSE a realização da consulta popular no Maranhão para a criação do Estado do Maranhão do Sul, seja colocado na mesa da Câmara. Foi uma declaração extremamente importante para o momento. Segundo eles, esta é a hora para agilizar essa aprovação e que eles se empenharão para isso.
De acordo com o deputado Cleber Verde, a partir desta semana será iniciado um movimento dentro do PRB no sentido de que todos os parlamentares assinem o documento da criação da Frente Popular Pró-Maranhão do Sul e seja ainda discutido o trabalho de convencimento junto aos presidentes do Senado e da Câmara para que seja colocado na pauta e aprovado no plenário.
“Não basta apenas incluir na pauta, temos que convencer os colegas deputados para que eles aprovem no plenário. Não há porque negar à população este direito. Primeiro a consulta popular deixando o povo votar e escolher”, frisou.
Já Lazaro Botelho, do vizinho Estado do Tocantins, que havia manifestado anteriormente sua posição de apoio, voltou a reafirmar esta decisão e entende que não “há mais porque os políticos maranhenses serem contra ou continuarem vetando. Os dados apontam para um crescimento em todos os setores do estado novo e do anterior com a divisão. Portanto, não vejo motivos para continuar evitando e negando dar à população este direito de poder decidir”.
Estiverem em Imperatriz anunciando apoio e empenho, os deputados Cleber Verde - PRB/MA; Lázaro Botelho - PRB/TO; George Hilton - PRB/MG e Vilalba – PRB/PE. O presidente do Diretório Municipal da sigla, Gessé Simão, que inclusive é o presidente da Cooperativa dos Garimpeiros e integra a Frente Popular Pró-Maranhão do Sul, demonstrou otimismo com o apoio recebido dos parlamentares e pretende continuar trabalhando para conseguir novas adesões.

Interdição – No próximo dia 6, a partir das 8 horas, a Frente Popular Pró-Maranhão do Sul realizará o primeiro ato público pró-plebiscito. O evento está marcado para a ponte sobre o Riacho Cacau. O movimento, que está ganhando adesão de entidades e populares, visa mostrar o sentimento que a população do Sul do Maranhão está vivendo e exigir dos deputados e senadores a aprovação da autorização do plebiscito do novo estado.
Professores, estudantes, empresários, profissionais liberais, religiosos e representantes de entidades classistas estão sendo convidados a participarem desta manifestação.