Sete deputados federais da bancada do Maranhão decidiram na tarde de ontem (17) criar uma força-tarefa suprapartidária para defender questões de interesse do estado. Temas como recursos federais, emendas de bancada, audiências públicas e projetos terão prioridade, assim como as propostas gerais que também interessam ao estado fazem parte dos objetivos.
“Precisamos defender melhor o Maranhão, além das meras questões políticas”, resume Waldir Maranhão (PP-MA). “Iremos sistematizar as tarefas em conjunto, para dar mais força aos pleitos”, completa Carlos Brandão (PSDB-MA). “Vejo a bancada como uma oportunidade de viabilizar as necessidades de uma população muito carente”, avalia Domingos Dutra (PT-MA).
O grupo surgiu de uma dissidência depois que a governadora Roseana Sarney decidiu escolher o coordenador dos parlamentares maranhenses, integrado também por três senadores da República. A indicação dividiu a bancada de 18 deputados e três senadores.
A metade dos parlamentares considera a vontade da governadora uma ingerência nas ações do Parlamento. A escolha, no entanto, ainda não foi referendada por uma eleição, como é de praxe nesses casos. Participaram da reunião dessa quarta-feira, os deputados Waldir Maranhão (PP), Carlos Brandão (PSDB), Hélio Santos (PSDB), Domingos Dutra (PT), Davi Alves Silva Júnior (PR) e Ribamar Alves (PSB). Pinto Itamaraty (PSDB) não esteve presente, pois estava em viagem. Waldir Maranhão acredita que Edivaldo Holanda Júnior (PTC) também deverá integrar o grupo.