O município de Balsas sedia nesta sexta-feira, 22, a V edição do Seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, uma iniciativa do mandato do senador Roberto Rocha e do Instituto Cidade Solidária, com a correalização do Movimento Ensinando e Aprendendo-MEA. O evento já foi realizado em São Luís, Pedreiras, Caxias e Grajaú e conforme o senador Roberto Rocha, em novembro será realizado em Imperatriz, onde se discutirá a situação atual do rio Tocantins e seus afluentes e as possíveis providências a serem adotadas. O encontro de Imperatriz ganha mais força a partir da aprovação do projeto do senador Roberto Rocha que ampliou a área de atuação da Codevasf para todo o Maranhão.
Em Balsas, o seminário do próximo dia 22, segundo a comissão organizadora, será realizado no auditório do Colégio Marista São Pio X, das 8h às 12h30. Mais uma vez, contará com a participação do senador Roberto Rocha, estudantes, ambientalistas e autoridades locais.
A programação seguirá a mesma metodologia dos encontros anteriores. São palestas, mesas redondas e debates na área de sustentabilidade ambiental. Um dos objetivos é discutir estratégias de recuperação e manutenção da Bacia do Parnaíba, que tem o Rio Balsas como um de seus principais afluentes no Maranhão. O Rio Balsas é o maior afluente do rio Parnaíba, com cerca de 510 km, e assim como os demais rios maranhenses sofre com vários problemas ambientais.
As inscrições para o seminário podem ser feitas com antecedência pelos contatos inscrições@cidadesolidaria.org ou 98/99221-1261 e também estão sendo feitas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Balsas. A entrada é gratuita, porém, esclarece a organização, para ter direito ao certificado de participação, é preciso levar 01 quilo de alimento não perecível que será doado à uma instituição beneficente de Balsas.
O evento tem o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Balsas, Banco do Nordeste (BNB) e Caixa Econômica Federal (CEF). O evento tem ainda a colaboração do Instituto de Defesa Rio Balsas (IDERB).
Com uma população estimada hoje em 94.719 habitantes Balsas se destaca em âmbito nacional pela agricultura mecanizada, sendo responsável por grande parte dos produtos agrícolas que são levados para Porto Franco e Uruçuí para “esmagamento” da soja.

Confira a íntegra da programação (sujeita a alteração):
8h- Recepção e credenciamento
8:30h- Cerimônia de abertura com a presença do senador Roberto Rocha e demais autoridades.
10h- Palestra- Planejamento da Codevasf para a Bacia do Paranaíba
Palestrante: Sérgio Henrique Alves- gerente de Meio Ambiente da Codevasf
 
11h- Painel: O Uso Consciente e Práticas Sustentáveis Para o Rio Balsas.
Painelistas: Miranda Neto- presidente do IDERB
 
 11:30-Explanação dos problemas enfrentados na região da Cachoeira
Carlos Coelho Cardoso- vice-presidente da Associação em Defesa da Cachoeira do Macapá e Rios Afluentes (ADCMA)