Ao fazer um balanço do seu primeiro ano de mandato, o deputado Léo Cunha (PSC) mostra que sua atuação na Assembleia Legislativa foi bastante positiva no que se refere à busca por recursos junto ao Executivo para a execução de obras e serviços públicos. Durante o ano de 2011, a Casa encaminhou à governadora Roseana Sarney (PMDB) mais de 80 solicitações do deputado pleiteando investimentos nas áreas de educação, segurança, infraestrutura, saúde e meio ambiente, especialmente para a Região Tocantina, representada por ele na Assembleia.
Ao longo de 2011, o deputado, que preside a Comissão do Meio Ambiente, também fez importantes registros na Tribuna do parlamento, entre os quais se destacam as denúncias que cobraram o posicionamento das autoridades competentes, como no caso do lixão de Imperatriz, denunciado por ele de, na época, receber resíduos hospitalares, poluindo indiscriminadamente o meio ambiente, e o caso polêmico da Hidrelétrica de Estreito, acusada por ambientalistas de cometer crime ambiental no lago da Usina.
Léo Cunha enfocou ainda a grandeza das festas que tiveram como palco a cidade de Imperatriz, a exemplo da Expoimp, da Fecoimp e da realização da Copa Brasil de Kart, que recebeu importantes nomes da categoria. Evento que contou com o apoio direto do parlamentar, ao receber total recapeamento asfáltico executado pelo Governo do Estado, atendendo a um pedido feito pessoalmente por ele durante reunião mantida com a governadora.
Entre os vários requerimentos do parlamentar, destaca-se aquele que autorizou sua visita ao Navio Vale Beijing, fundeado a mais de 60 km da Costa de São Luís, após ser rebocado do Porto da Ponta da Madeira por apresentar duas rachaduras que comprometem sua estabilidade, possibilitando que a embarcação lance óleo e minério de ferro ao mar. A situação inquietou o deputado, que mesmo estando em recesso, articulou-se junto à Vale e à Capitania dos Portos para que a realização da visita in loco acontecesse já nos primeiros dias de 2012.
Desde que assumiu o mandato, em fevereiro de 2011, Léo Cunha expôs publicamente sua vontade de lutar pelas causas de Região Tocantina. Segundo ele, a região carece de investimentos nos mais diversos setores, principalmente por ser a mais distante da capital do estado. “Na maioria das vezes, quando precisam de algum serviço público, os moradores têm que se deslocar até São Luís, percorrendo uma longa distancia, e isso acaba onerando custos”, disse.
Preocupando com esse aspecto, o parlamentar solicitou ao Governo Estadual a disponibilização de vários serviços na região, como por exemplo, a instalação de um Batalhão da Polícia Ambiental, de um Posto do Imeq, do Curso de Medicina, solicitado por ele desde 2008; do Curso de Engenharia Elétrica, de Engenharia Civil e a disponibilização de um técnico da Sagrima, entre outros.
Entre as proposições de obras para a cidade de Imperatriz, destacam-se como de maior relevância: a obra de duplicação da Avenida Pedro Neiva de Santana, solicitada por ele à governadora, ainda durante sua campanha eleitoral; a construção do cais do porto; a ampliação e reforma da rede de esgoto; a compra de equipamentos e a ampliação do quartel do corpo de bombeiros; a construção de uma escola estadual no bairro da Vila Cafeteira; a recuperação da Rua Dom Pedro II e a construção de rotatória para interligar a Avenida Pastor França a Bela Vista do Tocantins.
Ao todo, o deputado obteve 84 indicações de obras e serviços, para vários municípios, aprovadas pela Mesa Diretora da Assembleia e encaminhadas ao Executivo, a fim de viabilizar recursos para que sejam executados.
Sobre a expectativa de ver a realização das obras pleiteadas por ele, Léo Cunha ressalta que estará atento e vigilante à liberação dos recursos: “Ao longo do meu mandato, não ficarei acomodado. Cobrarei para que essas obras sejam concretizadas, pois sei de sua importância para a melhoria da qualidade de vida da população”, assegura. (Assessoria)