Auditor Cândido Madeira (E) em visita à Escola Castro Alves

Auditores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) estão visitando as prefeituras para aferir o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) nas áreas de Saúde, Educação e Serviço de Controle Interno.

A gestão responde questionário no site do TCE. São 59 questões em educação, 57 em Saúde e 9 em Controle Interno. Os auditores vão ao município para testar as informações questionando o prefeito e os titulares das pastas. Além de fazerem visita em escolas e postos de saúde. O foco é na gestão e na qualidade dos serviços prestados à população.
Com um total de 13 equipes trabalhando simultaneamente em várias regiões do estado, este será o maior esforço de interiorização já realizado pelo TCE maranhense. Até o final do processo, que terá duração de cinco semanas, as equipes terão percorrido um total de 27.955 km.
O cronograma prevê que todos os municípios do estado sejam visitados até o final de abril  independentemente do envio dos questionários respondidos por parte das prefeituras. “Nossa expectativa é que, no decorrer das visitas, os municípios que não responderam se conscientizem da importância do preenchimento do questionário”, explica o auditor Giordano Mochel, superintendente de Tecnologia de Informação e coordenador do IEGM junto ao TCE-MA.
Na região, as visitas estão feitas pelos auditores Cândido Madeira e Gerson Pontes. Além de Imperatriz, eles já estiveram em Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Açailândia, Itinga, Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, João Lisboa e Senador La Rocque.