A comunidade esteve reunida na manhã dessa sexta-feira (10) com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz para tirar dúvidas, fazer críticas e dar sugestões sobre as Eleições 2012. Ainda durante a audiência pública, os presentes puderam assistir a um painel acerca dos 80 anos de criação da Justiça Eleitoral.
“Apesar de sermos uma Justiça nova, se comparada à Justiça Comum, já avançamos muito, pois atuamos, constantemente, para aperfeiçoar o processo eleitoral, buscando garantir aos cidadãos o pleno exercício de seus direitos políticos”, discursou a presidente do TRE-MA, desembargadora Anildes Cruz.
José Bernardo Rodrigues (vice-presidente, corregedor e ouvidor do Tribunal) demonstrou como o processo eleitoral avançou da cédula de papel para o voto biométrico, pontuando os momentos mais relevantes dessa história. “São 80 anos de cidadania”, destacou o desembargador, que também respondeu a inúmeros questionamentos da plateia.
“Ouvir é sempre importante. Todos nós estamos muito satisfeitos com esta louvável iniciativa do TRE de vir até o povo e dar a visão da realidade do planejamento das Eleições”, disse Marcos Antonio Oliveira, juiz da 92ª Zona, diretor do Fórum Eleitoral de Imperatriz.
Do TRE estavam à disposição para tirar dúvidas e dar explicações, além dos membros da Corte, os servidores Gualter Gonçalves, Raimunda Mendes, Roberto Magno Frazão e Flávio Braga, que responderam às questões relativas às urnas, prestação de contas, propaganda eleitoral e legislação.
Segurança – O desembargador Froz Sobrinho (membro substituto do TRE, designado coordenador de Segurança) se reuniu com a Secretaria Estadual de Segurança e o Exército para alinhar como será executado o trabalho preventivo em relação à segurança nestas Eleições.
“Já definimos que o Estado do Maranhão será dividido em 4 áreas-base, onde forças de segurança ficarão prontas para agir, inclusive com o apoio de aeronaves para deslocamento. Também já identificamos 12 municípios em que há a necessidade de presença de tropas federais. Este pedido será encaminhando ao TSE e aguarda-se que seja autorizado”, resumiu Froz Sobrinho.
Portaria – o juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz, Delvan Tavares Oliveira, baixou Portaria n.º 05/2012, vedando a contratação de crianças e adolescentes para trabalho de divulgação de candidaturas, tais como sacudir bandeiras e distribuir santinhos de candidatos a cargos eletivos em ruas, esquinas ou praças de qualquer cidade ou povoado dos municípios que integram a Comarca de Imperatriz.
Comentários