O deputado Antônio Pereira (DEM) anunciou nessa quinta-feira (3) que vai acionar o governo do Estado e o Banco de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) para liberar linhas de créditos a pequenos e médios produtores rurais, destinadas ao plantio de sisal em 35 municípios do Estado do Maranhão.
O anúncio foi feito depois que Antônio Pereira participou de audiência pública, na Sala de Comissão da Assembleia Legislativa, com representantes do BNDES, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Secretaria de Estado da Agricultura (Sagrima) e da Associação Sisaleira do Maranhão.
O democrata adiantou que a Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia vai elaborar um amplo relatório, que será encaminhado à governadora Roseana Sarney (PMDB), ao secretário de Estado da Agricultura, Cláudio Azevedo, e a todas as autoridades ligadas ao setor de produção no Brasil.
Antônio afirmou que já conhece os efeitos positivos do sisal no Pernambuco e na Paraíba, onde milhares de pessoa vivem em função dos lucros da planta. Segundo ele, a fibra do sisal serve para fabricar componentes de carros, tapetes, carpetes, e até adoçante dietético e insulina para diabetes.
Pereira informou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da portaria 327/2001, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 17 de agosto de 2011, aprovou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura do Sisal no Estado do Maranhão. “Faltam apenas os projetos e a liberação dos recursos”, disse.
O parlamentar garante que o projeto beneficiará milhares de pessoas de Alto Parnaíba, Amarante, Arame, Balsas, Barão de Grajaú, Barra do Corda, Benedito Leite, Buriti Bravo, Colinas, Feira Nova do Maranhão, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Luiz Rocha, Grajaú, Jatobá, Lagoa do Mato, Loreto, Mirador.
Também serão contemplados os municípios de Nova Colinas, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São Félix de Balsas, São Francisco do Maranhão, São João dos Patos, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Sítio Novo, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.
O idealizador do Projeto Sisal “Outro Verde do Maranhão”, Helberth de Oliveira, acredita que o plantio do sisal é muito promissor. “A Fiat, Peugeot e outras montadoras estão interessadas na fibra, que pode render até US$ 860 por tonelada”, disse. A deputada Vianey Bringel (PMDB) estava presente na audiência, e defendeu incentivos do governo ao setor agrícola.
Recursos - O executivo do BNDES, Geraldo Smith, esclareceu que a instituição financeira, por meio do edital 01/2012, disponibilizou recursos calculados em mais de R$ 30 milhões, para investimentos em projetos de pequenos e médios produtores rurais, voltados para a agricultura no Estado do Maranhão.
Segundo Smith, as linhas de créditos só podem ser liberadas por meio do governo do Estado, o parceiro do BNDES na elaboração, execução e liberação dos recursos. “Os agricultores interessados devem apresentar seus projetos, junto aos órgãos competentes ligados ao setor agrícola do governo Maranhão”, informou. (Assecom)
Publicado em Política na Edição Nº 14393
Comentários