O deputado Antônio Pereira (DEM) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na quarta-feira (30) para registrar que participou, na terça-feira (29), no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, acompanhado do ministro do Turismo, Gastão Vieira, da recepção aos 81 médicos estrangeiros da segunda etapa do programa do Governo Federal Mais Médicos, os quais atenderão à população nos municípios do Maranhão onde existe carência no atendimento.
Os médicos chegaram a São Luís em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB); são, em sua maioria, de Cuba e vão trabalhar em 69 cidades maranhenses. Os 162 médicos se juntarão a outros 37 profissionais que já estão atendendo 12 municípios do Maranhão. Com a segunda etapa, sobe para 199 o número de profissionais do programa Mais Médicos atendendo em nosso Estado.
O democrata comentou que antes de se serem levados pela Marinha aos municípios onde vão trabalhar, os médicos estrangeiros participam da Semana de Acolhimento, realizada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) até esta sexta-feira (1º), no hotel Praia Mar (Ponta D’Areia). O objetivo do evento é explicar a atual situação da saúde no Estado do Maranhão.
O parlamentar revelou que depois de conversar com três colegas que vão para Buriticupu, soube do alto nível dos médicos que foram mandados para trabalhar no Maranhão, pois cada um deles tem no mínimo três especializações. Pereira citou como exemplo uma médica que é gastroenterologista e radiologista.
Na oportunidade, Antônio Pereira revelou que o programa Mais Médicos será ampliado a partir de dezembro deste ano e abrirá novas vagas no Maranhão. Pereira pediu que todos os colegas deputados informem a ampliação do programa do Governo Federal aos prefeitos, que na nova etapa deverá contemplar, principalmente, as ações dos municípios do Programa Saúde da Família.

Participação da AL

No pronunciamento, o deputado Antônio Pereira fez um requerimento verbal pedindo que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa nomeie um membro do poder Legislativo Estadual, médico, para fazer parte do Comitê do Programa Mais Médicos no Maranhão, e acompanhar as atividades dos profissionais nos municípios.
Antônio Pereira acha que o Mais Médicos fortalecerá outras ações da saúde no Maranhão, como, por exemplo, a construção e a reforma das unidades de saúde pública que estão sendo feitas pelo Governo do Estado no interior, e o aumento do valor das equipes, que já recebem R$ 10 mil pelos médicos e mais R$ 4 mil de ajuda de custo. (Assessoria)