O deputado Antônio Pereira (DEM) anunciou durante pronunciamento na tribuna da Assembleia que a governadora Roseana Sarney (PMDB) e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, vão inaugurar no próximo dia 26 (quinta-feira) o Centro de Radioterapia e da Quimioterapia Sensibilizante de Imperatriz, idealizado para beneficiar, gratuitamente, com recursos de convênios do governo do Estado e do Sistema Único de Saúde (SUS), portadores de câncer das regiões Tocantina, Sul e Central do Estado do Maranhão.
O democrata observou que até hoje o serviço só era oferecido em São Luís, no Hospital Aldenora Bello, administrado pela eficiente e competente Fundação Antônio Jorge Dino. “O serviço coloca a cidade de Imperatriz na vanguarda do setor de saúde pública e é importante para a população. Os doentes não têm condições financeiras nem físicas para vir à capital realizar a Radioterapia e a Quimioterapia”, declarou o deputado.
Antônio Pereira lembra que a implantação do Centro - uma antiga reivindicação da população - foi defendida na Assembleia Legislativa desde o seu primeiro mandato de deputado. O Centro de Radioterapia e Quimioterapia Sensibilizante funcionará no Centro de Prevenção e Tratamento do Câncer de Imperatriz (Oncoradium), com área de 30 mil metros quadrados, administrado pelo renomado e competente oncologista Gumercindo Leandro Filho.
Serviços oferecidos
O parlamentar informou que o Centro de Quimioterapia e Radioterapia de Imperatriz está equipado com o que existe de mais moderno na prevenção e tratamento do câncer no Brasil e no mundo. Foi idealizado para oferecer à população, gratuitamente, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) para pacientes em estado grave, consultórios médicos, sala de medicação e minifarmácias. Os pacientes em estado grave serão transportados de casa para serem atendidos.
Pereira destacou que o Centro contará com uma equipe médica e paramédica especializada em biópsias, broncoscopia, colonoscopia, nefrostomia e reabilitação. Segundo ele, a própria Oncoradium contratou cirurgião oncológico, mastologista, médicos radioterapeutas, oncologistas clínicos e enfermeiras especializadas em oncologia e nutrição parenteral. (Assecom)
Comentários