O deputado Antônio Pereira (DEM) anunciou nessa sexta-feira (30) que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai implantar um Centro de Tratamento em Oncologia (Cacon) em Imperatriz e credenciar o Centro de Prevenção e Tratamento de Câncer (Oncoradium) ao Sistema Único de Saúde (SUS), para atender, gratuitamente, centenas de portadores de câncer de todos os municípios das regiões Tocantina, Sul e Central do Maranhão.
O anúncio foi feito depois que Antônio Pereira participou de reunião com o secretário de Estado de Saúde, deputado licenciado Ricardo Murad (PMDB), com o secretário-adjunto, doutor José Márcio Leite, e com o oncologista Gumercindo Leandro Filho, de Imperatriz. “Ricardo Murad foi sensível a nosso pleito, cobrado pela população. Os doentes não dispõem de nenhuma condição para se deslocar de suas regiões a São Luís para realizar o tratamento”, afirmou.
Para Antônio Pereira, o trabalho oncológico realizado pela equipe do Hospital Aldenora Bello, em São Luís, é importante e hercúleo. Segundo ele, apesar de todo o esforço da competente e bem preparada equipe médica e paramédica, o Aldenora Bello consegue atender apenas 12% dos maranhenses portadores de tumores malignos e benignos, quando estes precisam do tratamento de radioterapia.
O democrata entende que a governadora Roseana Sarney (PMDB) está fazendo sua parte. Segundo ele, além do excelente atendimento realizado no Hospital Aldenora Bello, Roseana determinou que a Secretaria de Estado da Saúde mantenha em funcionamento dois núcleos de assistência em Oncologia no Estado do Maranhão: um no Hospital Geral (São Luís) e outro no Hospital São Rafael (Imperatriz).
Tratamentos oferecidos - A proposta do deputado Antônio Pereira é que o Cacon trabalhe, conforme a demanda, em parceria entre a Unacon do Hospital São Rafael e a Oncoradium. Assim como no Hospital Aldenora Bello, o Cacon de Imperatriz deve oferecer Serviço de Pronto Atendimento (SPA) para pacientes em estado grave, consultórios médicos, sala de medicação e minifarmácias. O Cacon deve contar, também, com equipe médica e paramédica especializada na realização de biópsias, broncoscopia, colonoscopia, nefrostomia e reabilitação.
O oncologista Gumercindo Filho esclareceu que a Oncoradium possui área de 30 mil metros quadrados, dividida em dois blocos: um para quimioterapia e outro para radioterapia, equipamentos importados de última geração e, principalmente, um quadro de funcionários especializados, composto de cirurgião oncológico, mastologista, médicos radioterapêuticas, oncologistas clínicos e enfermeiras especializadas em oncologia e nutrição parenteral. “Nossa meta é atender à Região Centro Sul do Maranhão, com abrangência de 1,5 milhão de pessoas, além do norte do Tocantins e Sul do Pará”, afirmou Gumercindo. (Assecom)
Publicado em Política na Edição Nº 14368
Comentários