Prefeitos reunidos ontem na sede da agora Amsulma

Em reunião realizada ontem, na sede da Associação de Municípios da Região Tocantina - AMRT, os prefeitos associados discutiram vários itens constantes na pauta da convocação, entre eles a ampliação da área de abrangência, nome da entidade e denominação jurídica. Na mesma ocasião, foi tratado ainda sobre o ingresso de novos associados.

A reunião foi conduzida pelo presidente Valmir Morais, prefeito de Campestre do Maranhão, com a presença dos demais prefeitos integrantes da diretoria e conselheiros, entre eles Edilomar Miranda, prefeito de Ribamar Fiquene; Beto Régis, São João do Paraíso; Wagtonio Brandão, Buritirana; Adão Carneiro, São Francisco do Brejão; Fernando Teixeira, Cidelândia, e Professor Geraldo Braga, Governador Edison Lobão. Contou, ainda, com a assessoria jurídica para orientar os prefeitos na decisão de ampliar a área de abrangência, bem como a filiação de novos municípios e alteração do nome.
Durante o encontro, os prefeitos debateram a questão e entenderam que a inclusão de novos municípios fortalecerá a própria entidade, além de fortalecer os prefeitos da região. A proposta apresentada pelo presidente foi de que a associação passasse a contar com os 49 municípios do possível mapa do Sul do Maranhão e não apenas com os atuais 24.
Não houve resistência à inclusão por parte dos presentes por acreditarem que a Associação vai ganhar em número e em representatividade. Aprovada a inclusão dos 25 novos municípios, também foi colocada em discussão a mudança do nome que passaria a incluir os da outra regional.
O nome foi bastante debatido e no final ficou Amsulma -  Associação dos Municípios do Sul do Maranhão.
Com a aprovação destes dois itens, ficaram aprovadas automaticamente as alterações estatutárias em referencia a filiação e nome.
Para o presidente da Amsulma, Valmir Morais, a mudança será significativa, tendo em vista que novos municípios fortalecerão a entidade e a união será maior para debater assuntos de interesses coletivos dos prefeitos e seus municípios.
A mesma opinião foi compartilhada pelo prefeito Edilomar Miranda, que votou pela inclusão e espera que todos possam estar unidos em torno de um objetivo comum, que é fortalecer a associação.