Com cartazes e faixas, os alunos da escola SESI Marly Sarney saíram às ruas para conscientizar a população sobre a importância do voto

Os pedidos de voto e as músicas de campanhas que os eleitores têm ouvido nas últimas semanas, foram substituídos por um pedido de mais consciência na hora de votar. É que alunos da escola SESI Marly Sarney, saíram pelas ruas de Imperatriz, durante passeata realizada na quinta-feira (29), com o objetivo de alertar sobre a importância do voto livre e consciente. Com faixas e cartazes com frases "Voto não tem preço, tem consequência!" e "Voto Consciente!", alunos, pais e professores chamaram atenção da comunidade para as eleições municipais 2016.

A gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar, destaca que a iniciativa é de suma importância para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e comprometidos com o bem estar coletivo. "Esse projeto foi algo grandioso porque conseguimos trabalhar os conceitos de democracia e cidadania junto a todos os nossos alunos. E agora conseguimos dividir isso com à comunidade, levando para fora das paredes da escola os resultados obtidos. Nesse momento, em que saímos pelas ruas da cidade para levar a comunidade essa conscientização da importância de cada um deles enquanto cidadãos participativos no momento da eleição", garante.
Durante todo o mês de setembro, os alunos receberam informações sobre o papel dos governantes e a função de cada cargo eletivo a ser disputado neste processo eleitoral. Em seguida, desenvolveram atividades em sala de aula sobre o papel do cidadão perante a sociedade e ao bem coletivo, participaram de palestra e realizaram seminários sobre o assunto. 
Aluna do 1º ano, Ana Clara, 15 anos, ainda não vota, mas acredita que esse é um passo importante na vida dos cidadãos. "Nós ainda não exercemos o direito de voto, mas é muito importante que recebamos essa orientação desde cedo, para que possamos escolher com consciência os representantes que tenham compromisso com a coletividade ao administrar os recursos públicos. E por isso, hoje saímos às ruas da nossa cidade para transmitirmos à população o que aprendemos em sala de aula, que o voto faz diferença e é de fato importante votar com consciência, e não por troca de favores ou amizade."
 A concentração foi no estacionamento da escola e os participantes do SESI, uma das entidades do Sistema FIEMA, percorreram pelas ruas Amazonas e Aquiles Lisboa.  O percurso foi finalizado com o Hino Nacional, executado pela banda do 50º BIS, que durante todo o trajeto animou o público com repertório musical. Durante a passeata, muitos moradores saíram às ruas para acompanhar a ação.
 A cabelereira, Francisca Oliveira, mora em uma das ruas pela qual passou a passeata. Ela conta que essa atitude é importante, no sentido de conscientizar não só os alunos, mas também a população. "Fico feliz com atitudes como essa, pois, além de despertar nos jovens a conscientização política, essa ação também divide conosco a missão de escolher bem nossos representantes. Essa sensibilização é uma semente de esperança para todos nós, ainda dá pra acreditar e fazer a diferença por meio do nosso voto".