O novo modelo de Sistema de Administração e Informações Periciais (SIAP) dos órgãos de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil do Maranhão foi apresentado ao secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, na manhã dessa terça-feira (1º), às 10h, no auditório do Instituto de Criminalista (Icrim) do Maranhão.
A reunião contou ainda com as presenças do secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Gomes Costa; da delegada Geral da Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende Meneses; do superintendente de Polícia Técnica-Científica, Cássio Marques Freitas; dos diretores do Icrim, Carlos Henrique Roxo, e do IML, Almir, além de peritos, médicos legistas e representantes de associações e sindicatos.
O Sistema de Administração de Informações Periciais (SAIP) está sendo implantado para modernizar e otimizar o trabalho e a prestação de serviço ao público. Pelo sistema, os servidores dos órgãos de Polícia Técnica poderão dispor de um banco de dados que armazena e distribui de forma rápida e eficaz todas as informações setoriais, facilitando o atendimento ao cidadão.
“Com a implantação desse novo modelo de gerenciamento, nossos servidores poderão desenvolver melhor suas atribuições e a sociedade é quem ganha com esse importante avanço no campo da Polícia Técnica”, destacou a delegada geral, Cristina Resende.
O novo modelo está sendo utilizado em caráter experimental desde o dia 1º de janeiro deste ano, segundo Carlos Henrique Roxo, diretor do Icrim, e já mostra alguns resultados na rapidez dos procedimentos periciais, como na parte de emissão de laudos, balística, laboratório e trabalhos de perícia externa e interna. Para o superintendente de Polícia Técnico-Científica, Cássio Marques Freitas, o novo modelo é inovador e tem a finalidade de guardar e agilizar todo processo de informatização dos procedimentos administrativos dos órgãos.
“Esse sistema de informações trabalha com um banco de dados capaz de armazenar e organizar qualquer processo no âmbito interno e externo da Polícia Técnica. O Sistema de Administração também é capaz de otimizar o atendimento à população, uma vez que, antes, esse processo era registrado e armazenado apenas em livrões que já foram todos recolhidos”, disse Cássio.
O secretário de Segurança, Aluísio Mendes, recebeu uma placa em reconhecimento pelo trabalho que realizou à frente da SSP, principalmente na reestruturação da Polícia Técnica. A comitiva fez uma visita às instalações do Icrim e do IML. Na ocasião, o secretário reafirmou o compromisso com os profissionais no sentido de melhorar ainda mais a estrutura e os recursos necessários.
“Agradeço pela iniciativa e o reconhecimento de todo o corpo da Polícia Técnica. Ao longo desses anos como gestor da Segurança Pública, conseguimos concretizar vários projetos e fazer investimentos vultuosos, mostrando nosso compromisso com esta instituição. Gostaríamos de ter feito muito mais. Sei da dedicação dos senhores com um trabalho tão importante para nossa sociedade. Sinto-me lisonjeado pela confiança e o apoio dado, que foram fundamentais para que pudéssemos alcançar esse patamar de excelência hoje implantados pelo Icrim, IML e Instituto de Identificação”, destacou Aluísio. (Secom)
Publicado em Política na Edição Nº 14969
Comentários