O governador Geraldo Alckmin reuniu-se com o presidente Michel Temer na manhã dessa segunda-feira, 2, em Brasília, para discutir assuntos de interesse do Estado de São Paulo. Na ocasião, Alckmin oficializou sua proposta de criação da Agência Integrada de Inteligência, que teria por objetivo específico a segurança das fronteiras e o combate ao tráfico de drogas e armas. “A ideia é ter uma agência de inteligência em que o Governo Federal trabalhe de forma integrada com os Estados. A questão da segurança pública preocupa a população e ela está ligada ao tráfico de armas e drogas”, justifica Alckmin.
Segundo o governador, a Agência seria composta por agentes das Polícias Federal e Rodoviária Federal, das Forças Armadas, da Abin - Agência Brasileira de Inteligência, além dos Estados, que colaborariam mediante a disponibilização de efetivo de agentes de inteligência e a integração de suas bases de dados. “Temos que agir de forma rápida e não há como o governo federal não liderar esse trabalho”, concluiu.
A Agência Integrada de Inteligência seria ligada diretamente à Presidência da República e coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional.
Publicado em Política na Edição Nº 15978
Comentários