Por Samatony Martins
Agência Assembleia

Acontecerá nesta terça-feira (7), às 15h, na Sala de Reuniões das Comissões da Assembleia Legislativa, a audiência pública que tem por objetivo a apuração e esclarecimentos de graves violações de direitos humanos praticados no período da ditadura militar.
A audiência pública é uma solicitação do presidente da comissão, o deputado estadual Bira do Pindaré (PT). De acordo com o parlamentar, a Comissão da Verdade deve, a partir desse momento, iniciar o seu trabalho de coleta de informações, de audiências públicas, de debates públicos, de mobilizar as universidades, os departamentos de História, os jornalistas, todos aqueles que de alguma forma entendem que é necessário recuperar essa história e restabelecer a justiça.
A Comissão Parlamentar da Verdade tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Ela trabalhará em paralelo com a Comissão Nacional da Verdade.
“É tarefa nossa também devolver a muitos maranhenses que foram vítimas das violações cometidas da Ditadura Militar o seu reconhecimento, devolver a ele a sua cidadania, pelo menos simbolicamente, porque efetivamente não tem como fazer isso, mas pelo menos simbolicamente nós temos que fazer”, afirmou o deputado.